Autódromo José Carlos Pace, Autódromo Internacional de Goiânia, Autódromo Internacional de Curitiba, entre outros. Dicas sobre melhores autódromos no Brasil.
Autódromo José Carlos Pace
Palco de grandes competições de Fórmula 1, o local tem pista de corrida, kartódromo e escola de automobilismo.
O Autódromo José Carlos Pace é um autódromo municipal localizado no distrito de Cidade Dutra, na cidade de São Paulo, Brasil. Pela proximidade com o bairro de Interlagos é popularmente chamado de Autódromo de Interlagos. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Ademar de Barros, que nos anos de 1972 a 1977, 1979 e 1980 e de 1990 a 2019 sediou o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e, desde 2021 sedia o Grande Prêmio de São Paulo.
O nome tradicional do bairro (e consequentemente do circuito) vem do fato da localização em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. O nome foi sugerido pelo arquiteto e urbanista francês Alfred Agache devido a região de Interlaken (literalmente "entre lagos") localizada na Suíça. Em 1985 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito tem sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e o festival de música Lollapalooza.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna ou Autódromo Internacional de Goiânia é um autódromo na cidade de Goiânia. Seu nome é uma homenagem ao piloto Ayrton Senna.
O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) foi um autódromo localizado no município de Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, no estado brasileiro do Paraná. Em 1987, foi batizado com o nome do piloto curitibano Raul de Mesquita Boesel, tornando-se Circuito Raul BoeselRecebia regularmente provas de diversas categorias de velocidade nacionais, como Stock Car, Fórmula Truck, Copa Turismo GNV, Pick Up Racing, Campeonato Paranaense de Arrancada, Troféu Maserati, Campeonato Paranaense de Moto velocidade, Copa Turismo I, Copa Turismo A, Copa Turismo N e outros eventos promocionais. Em 2002, foi realizada uma das etapas do campeonato mundial "World Series" e, com a realização de uma etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, em 2006, o autódromo tornou-se conhecido mundialmente. Por algum tempo, foi o circuito brasileiro mais moderno e com melhor estrutura depois de Interlagos e atendeu aos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), sendo homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para sediar competições de várias categorias de automobilismo mundial, inclusive as populares provas de arrancada.
O Autódromo Internacional de Tarumã (AIT) é um autódromo brasileiro localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre. É um dos mais tradicionais circuitos do país. Sua pista tem extensão total de 3.016 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada "Curva do Tala-Larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A principal característica do circuito é a velocidade, sendo o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são um grande desafio para os pilotos.
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), localizado em Piracicaba (SP). Conta com um complexo automobilístico onde são realizadas provas regionais de automobilismo e arrancada. O empresário Dito Giannetti é o atual dono do autódromo.
O Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro de Guaporé é um autódromo localizado na cidade de Guaporé, no interior do estado do Rio Grande do Sul, sendo um dos mais antigos do estado. É palco de competições automobilísticas como a Fórmula Truck e várias etapas do Campeonato Serrano de Arrancada atraindo públicos de até 60 mil pessoas.
O Circuito dos Cristais é um autódromo localizado na cidade brasileira de Curvelo, no estado de Minas Gerais.
Localizado a 150km da capital Belo Horizonte, o autódromo foi construído de acordo com as normas da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).Sediando eventos da Stock Car Brasil desde a temporada de 2016, ano de sua inauguração, o Circuito dos Cristais também sedia o GP Gerais - Campeonato Mineiro de Motovelocidade além de etapas de motocross e cross country. A Fórmula Truck chegou a negociar uma etapa na pista no mesmo ano, no entanto a competição acabou sendo transferida para Londrina, pois o autódromo ainda não estava pronto para receber os caminhões da categoria. Em setembro de 2018, o autódromo começou a sediar o Campeonato Mineiro de Automobilismo.