Jardim Botânico de Curitiba, Parque Barigui, Parque Tanguá, entre outros. Dicas sobre melhores parques em Curitiba - PR.
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba - PR é o principal ponto turístico da capital paranaense e foi eleito uma das sete maravilhas do Brasil.
O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Richbieter é um dos principais pontos turísticos de Curitiba - PR. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. O local possui uma área total de 278 mil m², incluindo um bosque com Mata Atlântica preservada.
Com mais de 140 hectares, o Parque Barigui é o maior de Curitiba - PR. O local oferece estrutura para passear de bicicleta ou fazer uma caminhada durante o dia.
O Parque Barigui é um parque urbano de Curitiba - PR, considerado um dos maiores e mais antigos parques da cidade. O local possui uma via pública que corta o ambiente em duas áreas: de um lado existe um bosque e trilhas no meio da mata, e do outro um lago, que é habitado por animais como jacarés, aves e capivaras.
Localizado em Curitiba - PR, o Parque Tanguá é um dos mais procurados pelos turistas na capital paranaense, com mais de 235.000 m² de área verde.
O Parque Tanguá é um dos principais parques da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Com 235.000 m², localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Possui dois lagos, um túnel artificial e outros espaços para lazer e esportes como ciclovia, pista de corrida e lanchonete, tudo cercado por uma área verde composta de bromélias, araucárias, canela, aroeira, entre ouras espécies.
Na área superior do Parque localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998. Anexo ao jardim que homenageia o artista local Poty Lazzarotto está uma outra atração do parque: um mirante a 65m do lago da área inferior.
O Parque Tingüi é um dos principais parques de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Está localizado na região norte da cidade, no bairro São João. Sua área acompanha um trecho das margens do rio Barigüi, fazendo parte de um projeto mais amplo que prevê a implantação de parques por todo o rio; em sua continuação existe o Parque Barigüi. Implantado em 1994, possui área de 380 mil m². Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde.
Seu nome é uma homenagem ao povo tingüi, que significa "nariz afinado", uma população indígena que habitou a região onde atualmente se localiza Curitiba, na época de sua colonização pelos portugueses. O "Tingui" faz parte de um projeto visando a implantação de um parque linear, unificando os parques: Tingui, Tanguá e Barigui.
O Parque São Lourenço é um dos principais parques da cidade de Curitiba e está localizado no bairro homônimo. Com 204 mil m² de área, o parque foi inaugurado em 1972. Sua criação ocorreu após uma enchente do rio Belém, em 1970, que provocou o rompimento da represa de São Lourenço. O Parque foi criado para conter as águas do rio e recuperar a área próxima ao lago formado com a contenção.
No local, funcionaram uma fábrica de adubos e uma de cola. Nas instalações da antiga fábrica, funciona hoje o Centro de Criatividade de Curitiba, que oferece cursos e apresenta exposições. O Centro inclui ainda o Teatro Cleon Jacques, a Casa da Leitura Augusto Stresser e local onde estava instalada a Casa Erbo Stenzel.
O Parque Bacacheri é um logradouro da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Com 152 mil m², o parque é a principal referência do bairro, que é considerado um dos mais antigos da cidade e que já foi uma colônia de franceses com o nome de Colônia Argelina. Até meados do século 20 o local era chamado de Tanque do Bacacheri, pois ali era formado um pequeno lago em meio ao percurso do Rio Bacacheri.
Com algumas reformas e a implantação de melhorias, a prefeitura inaugurou, em 1988, o Parque General Iberê de Mattos que anos mais tarde ganhou um nome de referência que é mais conhecido que a denominação oficial: Parque Bacacheri. Com uma infraestrutura de recreação e lazer para os moradores locais e turistas, o parque oferece desde pista de caminhada até canchas de vôlei e futebol de areia, contando, também, com lanchonetes, bica d'água, lago, churrasqueiras e playground.