MASP - Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais da capital paulista e uma das maiores instituições culturais do Brasil.

Prédio do MASP em São Paulo - SP.
Prédio do MASP em São Paulo - SP.

Quem passeia pela Avenida Paulista em São Paulo - SP já deve ter se surpreendido pelas construções imponentes, mas uma delas se destaca. Com seu prédio espelhado e suas famosas colunas vermelhas, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais mais conhecidos na capital paulista. Fundado em 1947 pela iniciativa de Assis Chateaubriand, considerado um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 40 e 60, o MASP é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e chega a receber, em média, 50 mil visitantes por mês.

Uma curiosidade sobre o MASP foi o momento da sua construção. Quando foi fundado em 1947, o museu ficou instalado no conglomerado dos veículos de comunicação de Chateaubriand. A sede da Avenida Paulista que conhecemos foi fundada anos mais tarde, em 1968, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. Foram 12 anos de execução que deram origem à famosa construção com quatro colunas e 11 mil quadrados de extensão, em um terreno com vista para o centro de São Paulo e a Serra da Cantareira.

Entre pinturas, esculturas, peças arqueológicas e artes decorativas, o acervo do MASP é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e possui mais de 8 mil peças divididas entre 5 pavilhões. Aliás, a coleção de arte ocidental do MASP é a mais importante da América Latina, com destaque para as francesas e italianas. Não é a toa que, desde 2008, o MASP faz parte do "Clube dos 19", que contempla os 19 museus mais significativos e representativos da arte europeia do século 19. Para quem gosta de apreciar obras de arte, o museu traz obras renomadas de artistas brasileiros e estrangeiros, como Rembrandt, Van Gogh, Boticcelli, Renoir, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Além de todo o acervo cultural, os visitantes podem conferir a Biblioteca do MASP - uma das maiores especializadas em arte do país, o Auditório do MASP - que recebe apresentações culturais, a Loja do MASP e também saborear uma culinária regional no restaurante A Baianeira, que fica no subsolo do museu. Entre uma obra e outra, também vale dar uma pausa na cafeteria Masp Suplicy, que é uma ótima pedida para um cafezinho. Com tantas atrações, o MASP não pode ficar de fora do roteiro da sua próxima viagem para São Paulo!

Ver rotas de ônibus para MASP - Museu de Arte de São Paulo

Memorial da América Latina

Considerado a esquina da América Latina em São Paulo - SP, o Memorial da América Latina é um centro cultural cheio de história e lazer na capital paulista.

Praça Cívica do Memorial da América Latina em São Paulo - SP.
Praça Cívica do Memorial da América Latina em São Paulo - SP.

Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina está localizado em uma área de quase 85.000m², colado ao Terminal do Metrô Barra Funda em São Paulo - SP. Desde a sua fundação, é conhecido como “a esquina da América Latina em São Paulo” e hoje, é considerado um centro cultural, histórico e de lazer para os paulistanos. O conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é uma importante referência na paisagem urbana da capital paulista. Inclusive, o monumento "Mão", do próprio Oscar, é o principal cartão-postal do Memorial. 

O Memorial da América Latina possui um amplo auditório capaz de comportar aproximadamente 1700 pessoas. O Memorial também sedia a Biblioteca Latino-Americana, que conta com mais de 30.000 exemplares em seu acervo, além de jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras que contam a história da América Latina. O turista que visitar o Memorial também poderá passear pela Galeria Marta Traba, um espaço expositivo dedicado à difusão da arte latino-americana e ao intercâmbio cultural entre os artistas do continente. 

Os dois edifícios mencionados, junto ao Salão de Atos, estão dispostos ao longo da Praça Cívica, uma área ampla, aberta e totalmente pavimentada, destinada a sediar manifestações culturais diversas. Também conhecida como “Praça do Sol”, possui 12.000m² de área e capacidade estimada de 40.000 pessoas. O Memorial também possui um pavilhão de exposições que exibe permanentemente a riqueza artesanal produzida no continente; além de sediar os mais variados eventos e festivais, que geralmente são gratuitos e envolvem cultura, gastronomia e entretenimento. Quem visita o Memorial também pode aproveitar o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro e relaxar na Praça da Sombra. Mais um passeio que reúne muita cultura e história em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo!

Ver rotas de ônibus para Memorial da América Latina

Museu Catavento

Dedicado ao estudo das ciências de maneira divertida, o Museu Catavento em São Paulo - SP traz experiências e exposições interativas para toda a família.

Área interna do Museu Catavento em São Paulo - SP.
Área interna do Museu Catavento em São Paulo - SP.

Já pensou passar uma tarde com muita diversão e aprendizado? Essa é a proposta do Museu Catavento em São Paulo -SP, um espaço interativo que reúne ciência, artes e conhecimento para todas as idades. Localizado no Palácio das Indústrias, o Museu Catavento tem cerca de 12.000 m² e mais de 250 instalações com experiências que ensinam desde a criação do Universo até transformações químicas e curiosidade do nosso ecossistema.

O Museu Catavento passou a funcionar no Palácio das Indústrias em 2009 e a arquitetura do prédio é de responsabilidade de Domiziano Rossi, que se inspirou no estilo do Castello Mackenzie, um palacete famoso da Itália. Toda a estrutura do museu surpreende: na área externa, os visitantes se deparam com veículos históricos, como carruagens, aviões e locomotivas. Já no pátio interno, o Borboletário e o Jardim dos Polinizadores é que chamam a atenção.

O museu é dividido em 4 seções de exposições permanentes: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma delas representa os tipos de atrações que o local oferece, como o passeio pelo interior da Terra, a sala da Lua e do Sistema Solar, a viagem ao fundo do mar, a sala de realidade virtual para conhecer os dinossauros brasileiros, sala das ilusões de ótica, o laboratório de lego e os mistérios da química.

Além disso, o Museu Catavento oferece outras atividades interativas, como a experiência Do Macaco ao Homem, que fala sobre a evolução humana; a Nave Espacial, onde você se sente um verdadeiro astronauta; e o Estúdio de TV, que simula um programa de TV em tempo real, sendo você o participante. A diversão e o aprendizado são garantidos!

Ver rotas de ônibus para Museu Catavento

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz, é o museu mais antigo da capital paulista e traz as artes visuais brasileiras do século XIX até hoje.

Vista da Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz.
Vista da Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz.

A Pinacoteca de São Paulo ou Pinacoteca Luz é um dos diversos acervos brasileiros que guardam a cultura e arte brasileiras e é um dos mais visitados da cidade de São Paulo. Considerada o museu de arte mais antigo da capital paulista, a Pinacoteca da Luz traz as principais produções audiovisuais desde o século XIX até a contemporaneidade; além de esculturas, quadros e intervenções artísticas. O museu foi fundado em 1905 e já foi responsável por promover mostras e exposições com a coleção de arte brasileira e também de artistas estrangeiros e renomados. O museu, que começou com um acervo de 26 obras doadas pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo, hoje conta com mais de 11 mil peças de grandes artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari; entre outros. Além do tour guiado pelo museu, a Pinacoteca da Luz oferece espaços para a realização de eventos, principalmente na Sala Octogonal e no Auditório.

O prédio que abriga a Pinacoteca da Luz também é um espetáculo à parte no que diz respeito à arquitetura. Projetado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio passou por uma reforma entre 1994 e 1998, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O prédio foi restaurado para atender os padrões museológicos internacionais e com essa mudança, Paulo chegou a ganhar o Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe. Uma das curiosidades da Pinacoteca da Luz é que ela abriga também um dos principais laboratórios de restauração e conservação de arte do país. Legal né?!

Quem estiver de viagem por São Paulo e fizer uma visita à Pinacoteca da Luz logo irá se surpreender com os jardins localizados na entrada do museu. Conhecido como Jardim da Luz, o parque é o mais antigo da cidade de São Paulo e inicialmente funcionava como Jardim Botânico. Hoje, ele é um ótimo espaço para tirar belas fotos e ter momentos de descanso. Além disso, os visitantes podem apreciar a vista do Jardim da Luz diretamente do Restaurante Flor Café, que fica na entrada da Pinacoteca de São Paulo - tem opções deliciosas de café da manhã e almoço para os visitantes. Vale a pena a visita!

Ver rotas de ônibus para Pinacoteca de São Paulo

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som é um dos museus mais movimentados de São Paulo - SP e guarda o patrimônio audiovisual brasileiro com acervo de 200 mil itens.

Interior do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo - SP.
Interior do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo - SP.

Localizado no Jardim Europa, um dos bairros mais nobres de São Paulo - SP, o Museu da Imagem e do Som (MIS) é um espaço cultural com grandes exposições nacionais e internacionais, interativas e imersivas. O MIS, um dos museus mais visitados e movimentados de Sampa, promove eventos ligados à cultura, fotografia, cinema e música direcionados para todos os públicos. O Museu se destaca por guardar o patrimônio audiovisual brasileiro e conta com um acervo de mais de 200 mil peças.

O Museu da Imagem e do Som é considerado um dos museus mais importantes da capital paulista e foi inaugurado em maio de 1954. Foi construído por profissionais do cinema e do jornalismo, com o objetivo de criar um espaço que pudesse preservar e produzir a imagem e o som, conceito que já existia no Rio de Janeiro na década de 60. Em 1975, o Museu da Imagem e do Som foi aberto para o público com a exposição “Memória Paulistana”. Em 2019 , foi inaugurado o “MIS Experience”, primeiro espaço imersivo da América Latina na região da Água Branca, zona oeste da capital paulista.

O MIS foi fechado para reformas e reaberto em agosto de 2009, oferecendo um segundo auditório e um espaço novo com equipamentos ligados às novas mídias tecnológicas. Dentro do Museu, os turistas também podem visitar o Restaurante Pipo, que traz uma gastronomia casual assinada pelo chef Felipe Bronze. O MIS também conta com Midiateca, onde existem arquivos com aparelhos para reproduzir CDs, DVDs, VHS e fita cassete e diversas salas de exposições. Para quem quer levar um pedacinho da experiência para casa, a lojinha do MIS possui diversas opções de presentes e lembrancinhas.

Se estiver de viagem marcada para São Paulo - SP, o Museu da Imagem e do Som com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Museu da Imagem e do Som

Museu do Futebol

Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. O espaço cultural foi construído dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, no bairro de mesmo nome, na zona oeste de São Paulo. Dentre as muitas histórias contadas nos vários ambientes do museu, em uma delas é possível admirar o gramado do Pacaembu do alto, por exemplo.

O museu conta a história do futebol desde seu início no Brasil até os dias atuais. Durante o passeio, aspectos como a relação do esporte com a arte, a história das Copas do Mundo e o impacto do futebol na vida das pessoas em geral são explicados. Os visitantes têm acesso, a partir de experiências sonoras e visuais, a uma sequência de informações didáticas e ilustrativas que relacionam o esporte à vida dos brasileiros no século XX.

Ver rotas de ônibus para Museu do Futebol

Museu do Café

Arquitetura do interior do Museu do Café de Santos - SP, patrimônio histórico nacional.
Arquitetura do interior do Museu do Café de Santos - SP, patrimônio histórico nacional.

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos - SP, o Museu do Café foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o país. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados.

A estreita relação entre a cafeicultura e o desenvolvimento do Brasil está registrada na exposição de longa duração “A trajetória do café no Brasil”. O Museu do Café também realiza regularmente exposições temporárias que contemplam épocas e aspectos pontuais da história do café no Brasil. Em suas instalações, o Museu do Café ainda possui um Centro de Informação e Documentação – que conta em seu acervo com diversas publicações e documentos sobre o café e sua história e está aberto ao público para visitação gratuita – e o Centro de Preparação de Café, que disponibiliza cursos relacionados ao conhecimento e ao preparo da bebida.

O Museu do Café é também referência na comercialização do produto por meio de sua cafeteria. Inaugurada em 2000, a Cafeteria do Museu possui em seu cardápio diversas opções de bebidas que têm o café como principal ingrediente. Além disso, conta com grande variedade de grãos, produzidos em diferentes regiões do Brasil, à disposição dos visitantes para apreciar na hora ou levar para casa.

Ver rotas de ônibus para Museu do Café

Museu da Imigração do Estado de SP

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Está localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no tradicional bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. O museu possui forte tendência a ser um ponto turístico altamente frequentado por pessoas de dentro e de fora da cidade de São Paulo. O edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo. Por sua vez, o museu vem aprimorando seu trabalho, criando oportunidades para que seu público entre em contato cada vez maior com as diferentes influências que compõem o cenário cultural da cidade e do Estado de São Paulo.

A exposição de longa duração, "Migrar: experiências, memórias e identidades", é dividida em oito módulos, que permitem ao visitante conhecer o processo migratório como algo inerente à humanidade e, a partir disso, os processos migratórios ocorridos no Estado de São Paulo entre os fins do século 19 e início do século 20. Nas exposições temporárias, o museu tem buscado abordar temáticas relativas aos movimentos migratórios contemporâneos que acontecem no Estado de São Paulo, buscando discutir suas características, personagens e diferenças e semelhanças com a migração ocorrida no passado. Eventualmente o museu também realiza mostras de curta duração que falam sobre os processos históricos de migração, como a exposição intitulada "Retratos Imigrantes", que apresentou ao público uma série de fotografias de pessoas que passaram pela antiga hospedaria de Ilha Ellis, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O museu também possui um jardim e um Centro de Pesquisa, Preservação e Referência (CPPR) que podem ser visitados. O acervo museológico é bastante eclético e possui objetos relacionados à Hospedaria dos Imigrantes e aos migrantes e seus descendentes. Em seu acervo bibliográfico, a instituição possui títulos especializados sobre os processos migratórios. Também possui uma coleção de história oral e um conjunto de referências digitais sobre os migrantes que passaram pela Hospedaria, cuja guarda física está a cargo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Ver rotas de ônibus para Museu da Imigração do Estado de SP

Museu Afro Brasil

Com um acervo de mais de 6 mil obras, o Museu Afro Brasil em São Paulo - SP é o destino certo para se aprofundar na cultura africana e afro-brasileira.

O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo da cultura africana e afro-brasileira localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no Pavilhão Padre Manuel da Nóbrega – edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque concebido na década de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil conserva um acervo de aproximadamente 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.

Ver rotas de ônibus para Museu Afro Brasil

Museu de Arte Contemporânea da USP

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) é uma instituição ligada ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária, voltado à produção artística nacional e estrangeira. O museu está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, em São Paulo - SP, em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O MAC possui a mais importante coleção da América Latina especializada na produção ocidental do século XX. Conta com cerca de 10 mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais, sendo um grande patrimônio cultural com decorrências nacionais e internacionais.

Ver rotas de ônibus para Museu de Arte Contemporânea da USP

Destinos mais procurados