Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz, é o museu mais antigo da capital paulista e traz as artes visuais brasileiras do século XIX até hoje.

Vista da Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz.
Vista da Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz.

A Pinacoteca de São Paulo ou Pinacoteca Luz é um dos diversos acervos brasileiros que guardam a cultura e arte brasileiras e é um dos mais visitados da cidade de São Paulo. Considerada o museu de arte mais antigo da capital paulista, a Pinacoteca da Luz traz as principais produções audiovisuais desde o século XIX até a contemporaneidade; além de esculturas, quadros e intervenções artísticas. O museu foi fundado em 1905 e já foi responsável por promover mostras e exposições com a coleção de arte brasileira e também de artistas estrangeiros e renomados. O museu, que começou com um acervo de 26 obras doadas pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo, hoje conta com mais de 11 mil peças de grandes artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari; entre outros. Além do tour guiado pelo museu, a Pinacoteca da Luz oferece espaços para a realização de eventos, principalmente na Sala Octogonal e no Auditório.

O prédio que abriga a Pinacoteca da Luz também é um espetáculo à parte no que diz respeito à arquitetura. Projetado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio passou por uma reforma entre 1994 e 1998, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O prédio foi restaurado para atender os padrões museológicos internacionais e com essa mudança, Paulo chegou a ganhar o Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe. Uma das curiosidades da Pinacoteca da Luz é que ela abriga também um dos principais laboratórios de restauração e conservação de arte do país. Legal né?!

Quem estiver de viagem por São Paulo e fizer uma visita à Pinacoteca da Luz logo irá se surpreender com os jardins localizados na entrada do museu. Conhecido como Jardim da Luz, o parque é o mais antigo da cidade de São Paulo e inicialmente funcionava como Jardim Botânico. Hoje, ele é um ótimo espaço para tirar belas fotos e ter momentos de descanso. Além disso, os visitantes podem apreciar a vista do Jardim da Luz diretamente do Restaurante Flor Café, que fica na entrada da Pinacoteca de São Paulo - tem opções deliciosas de café da manhã e almoço para os visitantes. Vale a pena a visita!

Ver rotas de ônibus para Pinacoteca de São Paulo

Estação Pinacoteca

A Pina Estação é um local de exposições artísticas da cidade de São Paulo, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Fica localizada no centro da cidade, no Largo General Osório, 66, no bairro da Luz ao lado da Sala São Paulo e da Estação Júlio Prestes. Abriga exposições temporárias da Pinacoteca de São Paulo, o Memorial da Resistência de São Paulo, o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey.

Ver rotas de ônibus para Estação Pinacoteca

Pinacoteca de São Bernardo do Campo

A Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo foi inaugurada em 1975, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, com o objetivo de estudar e divulgar a arte moderna e contemporânea, através da apresentação permanecente de obras de seu acervo e do arranjo de exposições temporárias.

Reúne hoje 1.385 obras de artistas representativos da arte brasileira com gravuras, pinturas, esculturas e colagens. A Pinacoteca Municipal de São Bernardo é atualmente o maior ambiente de exposição de arte moderna e contemporânea da região do ABC. O espaço reúne um agrupado de obras que, além do seu valor estético, revela questões significativas da história política, social e cultural da região e do Brasil.

Ver rotas de ônibus para Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes é um museu na cidade de Jundiaí, fundado em 2008. A instituição faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) e tem um acervo de 189 obras de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais.

O museu foi nomeado em homenagem à Diógenes Duarte Paes, seu patrono, mas também conta com obras de artistas como Cláudio Tozzi, Sérgio Romagnolo e Vicente Di Grado. Os itens que compõem o acervo foram doados principalmente pelo Conselho de Fiscalização Artística do Estado, com obras que foram premiadas em Salões Paulista de Belas Artes na década de 1960 e em Salões de Arte Contemporânea de Jundiaí, que aconteceram entre 1970 e 1980.

O local também abriga o Museu de Arte Didacta, a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, que tem capacidade para 100 pessoas, e uma biblioteca voltada para as artes visuais. A instituição localiza-se em um prédio projetado por Ramos de Azevedo, inaugurado em 1896, na Rua Barão de Jundiaí, e tombado pelo CONDEPHAAT.

Ver rotas de ônibus para Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Pinacoteca de Mogi das Cruzes

A Pinacoteca de Mogi das Cruzes é um museu localizado na cidade de Mogi das Cruzes, inaugurado em setembro de 2016. Destinado à exposição de obras de artes visuais assinadas por artistas mogianos e convidados, o espaço cultural é considerado o marco mais recente do município. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, sendo 50 delas pertencentes à prefeitura da cidade.

Além de uma sala destinada às obras provisórias e rotativas, o local conta com onze espaços de exposição, sendo um externo e dez internos. Os grafites que decoram a Pinacoteca são umas das mais importantes obras do local. Como um grande memorial, nos desenhos e nas letras góticas estão os nomes de mais de setenta artistas, já falecidos, que compuseram a história artística de Mogi das Cruzes, entre eles Chang Dai-Chein e Alfredo Volpi.

Ver rotas de ônibus para Pinacoteca de Mogi das Cruzes

Destinos mais procurados