Lago dos Patos, Lago Negro, Lagoa do Carcará, entre outros. Dicas sobre melhores lagos no Brasil.
Lago dos Patos
O Lago de Vila Galvão, conhecido também por Lago dos Patos, é um lago de água doce cercado por vegetação nativa e cultivada. Possui uma área de aproximadamente 20,5 mil m² e está localizado a cerca de 3,5 km do centro de Guarulhos.
No local há pedalinho, pista de cooper, aparelhos de ginástica, campo de futebol, entre outros atrativos. No entorno, os visitantes possuem opções de lazer como o Centro Permanente de Exposição de Artes Prof. José Ismael, o Teatro Municipal Nélson Rodrigues, além de diversos bares, trailers e restaurantes.
A Lagoa da Pampulha faz parte do Conjunto Arquitetônico e Moderno de Oscar Niemeyer e é um dos principais cartões-postais da cidade de Belo Horizonte - MG.
Vista aérea da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte - MG.
A Lagoa da Pampulha é um dos cartões-postais mais visitados da cidade de Belo Horizonte - MG. Localizada na região da Pampulha e com 18km de extensão, é uma das atrações que margeiam todo o Conjunto Arquitetônico e Moderno da Pampulha, que teve como principal idealizador o renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O Conjunto já foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e inclui diversos pontos turísticos e monumentos importantes da capital mineira, todos localizados nos arredores da Lagoa da Pampulha.
Em 1936, o então prefeito da cidade da capital mineira iniciou o represamento do ribeirão Pampulha, a fim de construir uma lagoa que ajudasse a conter enchentes e abastecesse a população. A obra foi finalizada em 1943 no governo de Juscelino Kubitschek, que tinha o projeto de modernizar a cidade. Foi no governo de JK que surgiu a ideia de construir um conjunto arquitetônico que ficasse famoso no mundo todo. Planejado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com obras do engenheiro Joaquim Cardozo, o Conjunto Arquitetônico foi inaugurado em 1944 e hoje abriga diversos prédios famosos da cidade, todos em torno da Lagoa da Pampulha.
Hoje, quem passeia ao redor da Lagoa da Pampulha pode conhecer a famosa Capela de São Francisco de Assis, uma das obras-primas da cidade. Ou então, pode visitar o Museu de Arte da Pampulha - MAP, que possui um acervo de 1600 obras. A Casa do Baile e a Casa Kubitschek também são importantes pontos turísticos que contam a história da região. Ao longo dos anos, outras construções importantes foram feitas ao redor da Lagoa da Pampulha, como o Estádio Mineirão, o Zoológico de Belo Horizonte, o Parque Ecológico da Pampulha, o Parque Guanabara e muito mais.
Se estiver de viagem marcada para Belo Horizonte, coloque a região da Pampulha no seu roteiro e programe pelo menos dois dias para conhecer as principais atrações. Se estiver só de passagem pela cidade, reserve um tempinho para relaxar ao redor da lagoa, seja fazendo uma caminhada, um passeio de bike ou um piquenique. Assistir ao pôr do sol no mirante também é um espetáculo à parte, vale a pena o passeio!
O Lago Municipal de Cascavel - PR é a atração principal do Parque Ecológico Paulo Gorski, considerado a maior reserva ecológica urbana da região Sul do país.
Vista do Lago Municipal de Cascavel - PR.
O Parque Ecológico Paulo Gorski é uma área de conservação ambiental e lazer, localizada no município paranaense de Cascavel. Conhecido como Lago Municipal, forma com o Zoológico Municipal a maior reserva ecológica urbana do sul do Brasil, com cerca de 1.170.000 m², sendo 600.000 m² de mata nativa, 390 000 m² de lâmina d'água (lago) e 180.000 m² do zoológico.
Maior atração do parque, o Lago Municipal é formado por uma lâmina d'água de 39 hectares, contornado por uma pista para caminhadas. No seu trajeto de mais de 6 quilômetros - a grande maioria entre a mata nativa - o visitante se depara com espécies da fauna e da flora local. Sua construção se deu no início da década de 80. O local é ponto de encontro da população e de praticantes de esportes, como a canoagem.