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Melhores igrejas em Tiradentes - MG

Igreja Matriz de Santo Antônio, Santuário da Santíssima Trindade, Igreja de São Francisco de Paula, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Tiradentes - MG.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, a Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes - MG é a construção mais antiga do catolicismo no país.

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, além de ser um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Suas origens estão ligadas à própria fundação da cidade.

A fachada é larga, com uma porta central com uma moldura em pedra entalhada realizada pelo Aleijadinho. Pela sua bela fachada e riquíssima decoração interior, a Matriz é um dos principais monumentos da tradição barroca em Minas Gerais, sendo tombada em nível nacional pelo IPHAN.

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Santuário da Santíssima Trindade

Tombado pelo Iphan, o Santuário da Santíssima Trindade em Tiradentes - MG é um templo do século 19 onde é realizada uma das maiores festas religiosas da região.

O Santuário da Santíssima Trindade é uma igreja católica da cidade de Tiradentes, construída em estilo Barroco-Rococó e tombada em nível nacional pelo IPHAN. A fachada é simétrica, dividida em três blocos. No nível superior se abrem dois janelões com base ornamental e arco abatido no topo, entre os quais existe um medalhão com o Cordeiro de Deus em relevo.

No centro do frontão há um relevo dentro de um círculo, com a imagem de um triângulo dentro de uma glória, representando a Santíssima Trindade. No interior, observa-se uma decoração singela. A capela-mor conta com um retábulo muito simples, constituído apenas por um grande nicho em arco redondo e uma discreta talha recortada como moldura, em cujo topo está entronizada uma rara imagem do Pai Eterno.

Centro de uma grande devoção, o Santuário da Santíssima Trindade mantém uma sala de milagres que recolhe ex-votos dos fiéis.

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Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza

A Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza é um templo católico da cidade de Tiradentes, no Brasil, construído no estilo Barroco-Rococó e tombado em nível nacional pelo IPHAN.

Pouco se sabe sobre a história de sua construção, que se deve ao pagamento de uma promessa feita pelo capitão-mor Gonçalo Joaquim de Barros. Ele encaminhou em 1801 uma petição à Coroa para provisionar sua construção, mas já estava levantada e completa bem antes disso. A data de 1771 que havia sido pintada no seu frontão presumivelmente corresponde à da colocação de sua pedra fundamental. As obras terminaram em 1786. Uma ampla reforma foi realizada em 1940. Na década de 50, o IPHAN fez um restauro em profundidade, recuperando sua aparência primitiva.

A capela tem dimensões modestas e linhas simples, com um corpo principal e uma extensão à direita, com telhado em uma água, que serve de campanário. A porta tem arco abatido e provém da demolição de um solar antigamente existente no Largo das Forras. No nível superior se abrem duas janelas com balaustradas e arcos abatidos, com um óculo redondo e cego entre elas, onde antigamente existia uma pintura representando os cravos que pregaram Jesus. Uma cimeira coberta de telhas separa o frontão em estilo Joanino simplificado, com um óculo redondo ao centro, volutas apenas esboçadas nas laterais e uma cruz no topo. Dois pináculos se assentam nas extremidades do frontão, alinhados às pilastras.

Sua planta tem uma nave única, um retábulo ao fundo e uma sacristia à direita. Sua decoração é da mesma forma singela. O retábulo tem uma talha discreta apenas na base do nicho principal, e o restante do volume é coberto com pintura floral policroma, realizada por Francisco Cezário Coelho em um estilo popular. O teto do nicho mostra uma imagem do Espírito Santo dentro de uma glória. Dois nichos menores se abrem nas laterais. O coro tem um gradil torneado simples, e completa a decoração um painel representando o Pai Eterno no forro, de autoria desconhecida. Merecem nota ainda as imagens de Nossa Senhora do Patrocínio, Santa Rita e Nossa Senhora da Conceição, todas setecentistas, e principalmente a importante estátua do Crucificado que está entronizada no retábulo.

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