As águas do rio de Piracicaba – SP já foi até tema de canções, a cidade surpreende com cultura, boas universidades, passeios e é a Capital Mundial do Humor.
A cidade de Piracicaba, localizada no interior de São Paulo, conta com mais de 400 mil habitantes e é considerada a 16ª mais populosa do Estado. O município, que já teve o 52º melhor PIB do Brasil, foi fundado no ano de 1767 e é um dos principais centros industriais da região. A cidade de Piracicaba foi batizada pelos índios da tribo tupi e tem o significado de “lugar onde o peixe para”, referência ao Rio Piracicaba, que bloqueia a migração dos peixes com suas quedas d´água.
A economia de Piracicaba é fortemente influenciada pelas indústrias. No passado, era conhecida pela atuação no setor agrícola, principalmente pelo cultivo da cana-de-açúcar e do café. Atualmente, no entanto, o município é famoso por sediar inúmeras fábricas ligadas ao setor metalmecânico e de equipamentos. Uma das principais empresas que escolheram a cidade foi, inclusive, a Hyundai.
]A cidade também exerce forte influência no setor da educação e conta com inúmeras opções universidades como, por exemplo, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ - USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP), a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Dessa forma, a cidade é destino de milhares de estudantes todos os anos.
Piracicaba ou Pira para os íntimos concentra algumas atrações para lazer como, por exemplo, o Parque da Rua do Porto, com suas feiras de artesanato e uma série de restaurantes que oferecem pratos típicos com peixe, especialidade da cidade. Outra especialidade da gastronômica são as pamonhas, quem é do interior paulista vai conhecer as famosas "Pamonhas de Piracicaba". Vale a pena também a visita ao Museu da Água, o Horto Florestal de Tupi e o Parque do Mirante. Um passeio ideal para quem está viajando com os pequenos é também o Aquário e o Zoológico Municipal de Piracicaba.
Piracicaba realiza também, desde o ano de 1974, o Salão Internacional de Humor que, em suma, é um dos principais festivais de humor gráfico do mundo e recebe artistas nacionais e internacionais do ramo e que competem em quatro categorias: cartum, charge, tiras e caricaturas. Não à toa, a cidade ostenta o apelido de “Capital Mundial do Humor”.
Se você está planejando adquirir uma passagem para viajar para a cidade, não pode deixar de inserir a Capela Monte Alegre, o Centro de Ciência e Museu da Educação Luiz de Queiroz e o Teatro do Engenho Erotides de Campos no seu roteiro. E se tiver coragem, o passeio de balão é uma das marcas registradas da cidade. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Temaki Now, o Barbaro Hamburgueria, o Giardino e o Casaretto Pasta & Vinho. E aí, está esperando o quê para pegar o primeiro ônibus rumo a Piracicaba?