Praça do Marco Zero

A Praça Barão do Rio Branco ou Praça do Marco Zero é o ponto de origem da cidade de Recife – PE e um marco cultural no centro histórico da capital pernambucana.

A Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida pelos moradores e turistas como Praça do Marco Zero, é um dos pontos turísticos obrigatórios de quem visita a capital pernambucana Recife – PE. Localizada no Centro Histórico, mais precisamente na região do Recife Antigo, a Praça do Marco Zero abriga a cultura e a história da cidade. A Praça do Marco Zero recebe esse nome por ter sido o ponto inicial para a formação e fundação da cidade de Recife.

O Marco Zero da cidade de Recife está localizado na Praça Barão do Rio Branco e está simbolizado a partir de uma placa instalada no local em 1938. Além disso, a Praça abriga a estátua do Barão do Rio Branco, que possui 2,8m de altura e foi esculpida pelo escultor francês Félix Charpentier. A Praça do Marco Zero também possui uma atração marcante representada por uma obra de arte; um painel de Rosa dos Ventos produzido pelo artista pernambucano Cícero Dias, de 20 metros de diâmetro, produzido a partir de pedras de quartzo e granito coloridos, inspirado na tela “Eu vi o mundo...Ele começava do Recife”.

A Praça do Marco Zero recebe diariamente um grande número de visitantes, principalmente durante o Carnaval, onde é comum encontrar diversas manifestações culturais, como apresentações de frevo. Além disso, a Praça é um ponto de partida para diversos outros pontos turísticos da capital pernambucana. Como, por exemplo, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que está localizado em frente à Praça do Marco Zero e reúne dezenas de obras de arte do artista plástico Francisco Brennand. Outra visita obrigatória é o Centro de Artesanato de Pernambuco, que está localizado na Praça e possui mais de 25.000 peças à venda, dos mais de 1,8 mil artesãos pernambucanos. A Caixa Cultural Recife também é outro ponto turístico localizado na região da Praça do Marco Zero, um centro cultural que conta com diversas galerias de arte e teatro.

A Praça do Marco Zero é um ponto obrigatório para quem está de viagem marcada para Recife; além de ser um epicentro da cultura pernambucana, o local possui uma vista incrível do Rio Capibaribe. E para fechar o passeio com chave de ouro, vale uma visita ao Armazém do Porto, que possui diversas opções de bares e restaurantes com comidas típicas do Nordeste. E aí, bora reservar sua próxima viagem?

Ver rotas de ônibus para Praça do Marco Zero

Parque da Jaqueira

Com quase 1 km de pista para cooper e 800 metros de ciclovia, o Parque da Jaqueira é o point para amantes de esportes e natureza na capital Recife - PE.

Vista panorâmica para o Parque da Jaqueira em Recife - PE.
Vista panorâmica para o Parque da Jaqueira em Recife - PE.

Apesar de ser conhecida como Veneza Brasileira, a capital Recife - PE oferece muita brasilidade em suas imediações. O Parque da Jaqueira é um ótimo exemplo, com sete hectares de natureza exuberante, quase um quilômetro de pista para cooper e cerca de 800 metros para ciclovia. 

O parque é garantia de diversão para amantes da natureza. Isso porque suas árvores jaqueiras, que inclusive originaram o nome do espaço, formam um cenário natural bastante aconchegante, combinado a uma excelente infraestrutura para prática de esportes. E não é só isso que encanta no local! Você tem acesso a banheiros masculinos e femininos, restaurantes e lanchonetes para passar um dia inteiro relaxando.

As opções de serviço no Parque da Jaqueira são bastante variadas. Você pode ir ao posto de saúde alocado no parque e fazer aferição de pressão, atendimento nutricional, entre outros procedimentos. Lá você também encontra uma academia ao ar livre com aparelhos de musculação, ótima para quem quer se exercitar sem pagar por isso.

Outras atrações como parquinhos infantis e espaço para piquenique também podem deixar o seu dia completo. Por isso, se você estiver de passagem por Recife - PE, não deixe de visitar o Parque da Jaqueira! A capital recifense oferece não só praias lindíssimas, como também outros pontos turísticos muito especiais.

Ver rotas de ônibus para Parque da Jaqueira

Pracinha de Boa Viagem

Localizada no coração da cidade de Recife – PE, a Pracinha de Boa Viagem é parada obrigatória nos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana.

Pracinha da Boa Viagem vista de cima em Recife - PE.
Pracinha da Boa Viagem vista de cima em Recife - PE.

A Praia de Boa Viagem no Recife – PE foi eternizada na voz de Alceu Valença e todo o seu entorno faz parte dos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana. É por isso que a Pracinha de Boa Viagem se tornou um ponto de encontro de moradores e turistas, que apreciam a bela vista do mar e conferem as atrações localizadas na região. A Pracinha de Boa Viagem é palco para uma das feirinhas regionais mais clássicas da cidade, a Feirinha de Boa Viagem – ela começa no fim de tarde e se estende até à noite todos os dias, com mais de 200 barraquinhas de artesanato, lembrancinhas e delícias gastronômicas regionais, como tapioca, cuscuz e acarajé.

 Além disso, a Pracinha de Boa Viagem carrega pedaços da história de Recife. Lá você encontra o famoso Obelisco, que marca algumas datas importantes para o povo pernambucano, como a Revolução Pernambucana e a vitória sob os holandeses em 1654. Outro ponto turístico clássico localizado na Pracinha de Boa Viagem é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, o templo católico mais antigo da região que inaugurou o bairro em 1707. Além disso, a Pracinha recebe apresentações artísticas e culturais durante o ano todo.

 Quem visita a Pracinha de Boa Viagem terá diversas opções de restaurantes típicos e tradicionais da cidade, além de ter uma visão privilegiada do mar de Boa Viagem – a dica é aproveitar o entardecer e registrar o belo pôr-do-sol!

Ver rotas de ônibus para Pracinha de Boa Viagem