Observatório Astronômico Antares
O Observatório Astronômico Antares fica em Feira de Santana, na Bahia. Foi fundado em 1971 por Augusto César Pereira Orrico e anexado à Universidade Estadual de Feira de Santana em 1992. Entre os setores do observatório encontram-se a Biblioteca Setorial Observatório Astronômico Antares, inaugurada em 1997, parte integrante da biblioteca central da universidade e especializada em títulos de astronomia e física; o Museu Antares de Ciência e Tecnologia, inaugurado em 2009, e a Experimentoteca, que conta com kits de experimentos científicos interativos com foco em crianças e adolescentes.
Como projetos de extensão universitária, há um evento regular no mês de janeiro chamado "Férias Divertidas", que visa entreter e instruir crianças no período de férias escolares, e o planetário itinerante no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. Outro destaque do Observatório Astronômico Antares são painéis murais de arte em grafite, representando diversos períodos históricos desde a formação do universo, criados pelo artista plástico Júlio Firmo em comemoração aos 48 anos do Observatório e 10 anos do Museu.
O acervo do Museu conta com réplica em tamanho real do Meteorito do Bendengó, encontrado em 1784 no sertão da Bahia e enviado para o Museu Nacional no Rio de Janeiro.