Memorial da América Latina, Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, Memorial da Resistência de São Paulo, entre outros. Dicas sobre melhores memoriais em São Paulo.
Memorial da América Latina
Considerado a esquina da América Latina em São Paulo - SP, o Memorial da América Latina é um centro cultural cheio de história e lazer na capital paulista.
Praça Cívica do Memorial da América Latina em São Paulo - SP.
Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina está localizado em uma área de quase 85.000m², colado ao Terminal do Metrô Barra Funda em São Paulo - SP. Desde a sua fundação, é conhecido como “a esquina da América Latina em São Paulo” e hoje, é considerado um centro cultural, histórico e de lazer para os paulistanos. O conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é uma importante referência na paisagem urbana da capital paulista. Inclusive, o monumento "Mão", do próprio Oscar, é o principal cartão-postal do Memorial.
O Memorial da América Latina possui um amplo auditório capaz de comportar aproximadamente 1700 pessoas. O Memorial também sedia a Biblioteca Latino-Americana, que conta com mais de 30.000 exemplares em seu acervo, além de jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras que contam a história da América Latina. O turista que visitar o Memorial também poderá passear pela Galeria Marta Traba, um espaço expositivo dedicado à difusão da arte latino-americana e ao intercâmbio cultural entre os artistas do continente.
Os dois edifícios mencionados, junto ao Salão de Atos, estão dispostos ao longo da Praça Cívica, uma área ampla, aberta e totalmente pavimentada, destinada a sediar manifestações culturais diversas. Também conhecida como “Praça do Sol”, possui 12.000m² de área e capacidade estimada de 40.000 pessoas. O Memorial também possui um pavilhão de exposições que exibe permanentemente a riqueza artesanal produzida no continente; além de sediar os mais variados eventos e festivais, que geralmente são gratuitos e envolvem cultura, gastronomia e entretenimento. Quem visita o Memorial também pode aproveitar o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro e relaxar na Praça da Sombra. Mais um passeio que reúne muita cultura e história em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo!
O Memorial da Devoção Nossa Sra. Aparecida está localizado na cidade de Aparecida - SP, sendo o único complexo turístico do mundo em homenagem à padroeira.
Detalhe central do prédio do Memorial da Resistência de São Paulo - SP.
O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2009 e seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ações educativas e culturais) patrimoniais por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural. O edifício onde funciona sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS-SP) entre os anos de 1940 a 1983, servindo como uma homenagem aos mártires que lutaram pela democracia no Brasil.
Memorial Aeroespacial Brasileiro em São José dos Campos - SP.
O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) é um museu localizado em São José dos Campos, em São Paulo. Foi criado em 2004 pelo DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, com o objetivo de preservar a história da indústria aeroespacial do Brasil.
Localizado no Estádio Vila Belmiro em Santos - SP, o Memorial das Conquistas reúne fotos, uniformes e até bolas usadas por grandes nomes do esporte brasileiro.
Memorial das Conquistas em Santos - SP.
O Memorial das Conquistas “Milton Teixeira” é um museu localizado no Estádio Urbano Caldeira (mais conhecido como Vila Belmiro) em Santos - SP, com registros e objetos da história e principais conquistas do Santos Futebol Clube.
O museu conta com 380 metros quadrados e espaços que levam os visitantes a momentos importantes da história do clube, por meio de atrações e itens como fotos, uniformes de ídolos, bolas históricas e troféus. O ambiente, organizado por temas, possui também espaços com a história de ídolos do Santos Futebol Clube, como Pelé e Neymar, e um local reservado sobre as Sereias da Vila, que mostra os principais títulos da equipe feminina do Peixe.
O Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência é um projeto cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que conta a história e trajetória do movimento social no Brasil e no mundo dando ênfase aos acontecimentos ocorridos no fim da década de 70 e início da década de 80. O Memorial está localizado no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. Um dos propósitos principais do museu é o de informar e conscientizar a população brasileira sobre os direitos e capacidade dessa parcela da sociedade tão excluída e renegada, mesmo nos dias atuais. Nesse espaço disposto no Memorial da América Latina é realizado estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a relevância da participação dos deficientes na sociedade e os seus direitos.
O Memorial foi inaugurado em 3 de dezembro de 2009 e contém fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos sobre os indivíduos e episódios marcantes na luta desse movimento social e político dessas pessoas em seus direitos no contexto maior dos direitos humanísticos. São doze ambientes com diversos painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como tato, visão, audição e olfato. O Memorial disponibiliza visitas orientadas para professores, alunos, crianças, jovens aprendizes, visitas de cidadãos comuns e grupos em geral.