Memorial da América Latina

Considerado a esquina da América Latina em São Paulo - SP, o Memorial da América Latina é um centro cultural cheio de história e lazer na capital paulista.

Praça Cívica do Memorial da América Latina em São Paulo - SP.
Praça Cívica do Memorial da América Latina em São Paulo - SP.

Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina está localizado em uma área de quase 85.000m², colado ao Terminal do Metrô Barra Funda em São Paulo - SP. Desde a sua fundação, é conhecido como “a esquina da América Latina em São Paulo” e hoje, é considerado um centro cultural, histórico e de lazer para os paulistanos. O conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é uma importante referência na paisagem urbana da capital paulista. Inclusive, o monumento "Mão", do próprio Oscar, é o principal cartão-postal do Memorial. 

O Memorial da América Latina possui um amplo auditório capaz de comportar aproximadamente 1700 pessoas. O Memorial também sedia a Biblioteca Latino-Americana, que conta com mais de 30.000 exemplares em seu acervo, além de jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras que contam a história da América Latina. O turista que visitar o Memorial também poderá passear pela Galeria Marta Traba, um espaço expositivo dedicado à difusão da arte latino-americana e ao intercâmbio cultural entre os artistas do continente. 

Os dois edifícios mencionados, junto ao Salão de Atos, estão dispostos ao longo da Praça Cívica, uma área ampla, aberta e totalmente pavimentada, destinada a sediar manifestações culturais diversas. Também conhecida como “Praça do Sol”, possui 12.000m² de área e capacidade estimada de 40.000 pessoas. O Memorial também possui um pavilhão de exposições que exibe permanentemente a riqueza artesanal produzida no continente; além de sediar os mais variados eventos e festivais, que geralmente são gratuitos e envolvem cultura, gastronomia e entretenimento. Quem visita o Memorial também pode aproveitar o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro e relaxar na Praça da Sombra. Mais um passeio que reúne muita cultura e história em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo!

Ver rotas de ônibus para Memorial da América Latina

Memorial Ucraniano

Localizado no Parque Tingüi em Curitiba - PR, o Memorial Ucraniano foi construído como homenagem aos imigrantes do leste europeu que vieram para o Brasil.

Memorial Ucraniano no Parque Tingui de Curitiba - PR.
Memorial Ucraniano no Parque Tingui de Curitiba - PR.

Localizado no Parque Tingüi em Curitiba - PR, o Memorial Ucraniano foi inaugurado em 1995 em homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para esta região do Brasil no século 19.

Ver rotas de ônibus para Memorial Ucraniano

Memorial JK

Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Memorial JK em Brasília - DF é um museu e centro cultural que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Vista panorâmica do Memorial JK em Brasília - DF.
Vista panorâmica do Memorial JK em Brasília - DF.

Localizado em Brasília - DF, o Memorial JK é um museu e centro cultural brasileiro que foi construído para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek  a pedido de sua viúva, a ex-primeira dama Sarah Kubitschek. O projeto foi um pedido especial da própria Sarah ao arquiteto Oscar Niemeyer após a morte trágica do marido em 1976, em um acidente de carro. O Memorial JK foi inaugurado em 1971, na mesma data de aniversário do presidente JK. Localizado na Praça do Cruzeiro e com projeto arquitetônico de Niemeyer, o Memorial recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A visita no Memorial permitirá que o turista conheça a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek ainda mais a fundo, além de curiosidades da sua vida pessoal e das suas histórias em Brasília. No Memorial JK, encontra-se o túmulo do ex-presidente, além de fotografias com sua esposa Sarah Kubitschek, objetos de uso pessoal e a biblioteca particular de JK, exposição de roupas usadas por eles, como a faixa presidencial. Na entrada do Memorial, fica a mais famosa estátua de Juscelino Kubitschek. 

O Memorial também conta com um auditório, a sala de escritórios de JK e até o gabinete da ex-primeira dama. Além de toda essa viagem histórica, o Memorial oferece uma loja de souvenir, com diversas lembrancinhas do passeio; além do Café JK, que possui o verdadeiro pão de queijo mineiro em seu cardápio. O Museu expõe boa parte da história da capital federativa do país e vale a pena tirar um tempinho para se aventurar por esse capítulo importante do nosso país. Se você for viajar para Brasília - DF, o Memorial JK com certeza deve fazer parte do seu roteiro.

Ver rotas de ônibus para Memorial JK

Memorial da Resistência de São Paulo

Detalhe central do prédio do Memorial da Resistência de São Paulo - SP.
Detalhe central do prédio do Memorial da Resistência de São Paulo - SP.
O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2009 e seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ações educativas e culturais) patrimoniais por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural. O edifício onde funciona sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS-SP) entre os anos de 1940 a 1983, servindo como uma homenagem aos mártires que lutaram pela democracia no Brasil.
Ver rotas de ônibus para Memorial da Resistência de São Paulo

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte - MG integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade com ambientes dedicados à cultura do povo mineiro.

O Museu Memorial Minas Gerais Vale é um museu artístico e cultural dedicado às tradições do povo mineiro em Belo Horizonte - MG. O antigo prédio da Secretaria da Fazenda foi restaurado e adaptado para mostrar ao público a história de Minas Gerais. Foi inaugurado em 30 de novembro de 2010 e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Com projeto arquitetônico dos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes, Eduardo França, Humberto Hermeto e Igor Macedo, e projeto museográfico do designer Gringo Cardia, o memorial utiliza recursos virtuais para reunir, em um mesmo espaço, parte da riqueza cultural do Estado, desde o século XVIII até o cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista.

Ambientes que misturam o real e o virtual reconstroem o universo de escritores mineiros, o mundo das fazendas, das tribos indígenas e quilombos, do barroco, das festas populares, do artesanato, da política e da arqueologia do solo mineiro.

Ver rotas de ônibus para Memorial Minas Gerais Vale

Destinos mais procurados