Memorial da América Latina, Memorial Ucraniano, Memorial JK, entre outros. Dicas sobre melhores memoriais no Brasil.
Memorial da América Latina
Considerado a esquina da América Latina em São Paulo - SP, o Memorial da América Latina é um centro cultural cheio de história e lazer na capital paulista.
Praça Cívica do Memorial da América Latina em São Paulo - SP.
Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina está localizado em uma área de quase 85.000m², colado ao Terminal do Metrô Barra Funda em São Paulo - SP. Desde a sua fundação, é conhecido como “a esquina da América Latina em São Paulo” e hoje, é considerado um centro cultural, histórico e de lazer para os paulistanos. O conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é uma importante referência na paisagem urbana da capital paulista. Inclusive, o monumento "Mão", do próprio Oscar, é o principal cartão-postal do Memorial.
O Memorial da América Latina possui um amplo auditório capaz de comportar aproximadamente 1700 pessoas. O Memorial também sedia a Biblioteca Latino-Americana, que conta com mais de 30.000 exemplares em seu acervo, além de jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras que contam a história da América Latina. O turista que visitar o Memorial também poderá passear pela Galeria Marta Traba, um espaço expositivo dedicado à difusão da arte latino-americana e ao intercâmbio cultural entre os artistas do continente.
Os dois edifícios mencionados, junto ao Salão de Atos, estão dispostos ao longo da Praça Cívica, uma área ampla, aberta e totalmente pavimentada, destinada a sediar manifestações culturais diversas. Também conhecida como “Praça do Sol”, possui 12.000m² de área e capacidade estimada de 40.000 pessoas. O Memorial também possui um pavilhão de exposições que exibe permanentemente a riqueza artesanal produzida no continente; além de sediar os mais variados eventos e festivais, que geralmente são gratuitos e envolvem cultura, gastronomia e entretenimento. Quem visita o Memorial também pode aproveitar o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro e relaxar na Praça da Sombra. Mais um passeio que reúne muita cultura e história em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo!
Localizado no Parque Tingüi em Curitiba - PR, o Memorial Ucraniano foi construído como homenagem aos imigrantes do leste europeu que vieram para o Brasil.
Memorial Ucraniano no Parque Tingui de Curitiba - PR.
Localizado no Parque Tingüi em Curitiba - PR, o Memorial Ucraniano foi inaugurado em 1995 em homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para esta região do Brasil no século 19.
Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Memorial JK em Brasília - DF é um museu e centro cultural que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Vista panorâmica do Memorial JK em Brasília - DF.
Localizado em Brasília - DF, o Memorial JK é um museu e centro cultural brasileiro que foi construído para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek a pedido de sua viúva, a ex-primeira dama Sarah Kubitschek. O projeto foi um pedido especial da própria Sarah ao arquiteto Oscar Niemeyer após a morte trágica do marido em 1976, em um acidente de carro. O Memorial JK foi inaugurado em 1971, na mesma data de aniversário do presidente JK. Localizado na Praça do Cruzeiro e com projeto arquitetônico de Niemeyer, o Memorial recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A visita no Memorial permitirá que o turista conheça a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek ainda mais a fundo, além de curiosidades da sua vida pessoal e das suas histórias em Brasília. No Memorial JK, encontra-se o túmulo do ex-presidente, além de fotografias com sua esposa Sarah Kubitschek, objetos de uso pessoal e a biblioteca particular de JK, exposição de roupas usadas por eles, como a faixa presidencial. Na entrada do Memorial, fica a mais famosa estátua de Juscelino Kubitschek.
O Memorial também conta com um auditório, a sala de escritórios de JK e até o gabinete da ex-primeira dama. Além de toda essa viagem histórica, o Memorial oferece uma loja de souvenir, com diversas lembrancinhas do passeio; além do Café JK, que possui o verdadeiro pão de queijo mineiro em seu cardápio. O Museu expõe boa parte da história da capital federativa do país e vale a pena tirar um tempinho para se aventurar por esse capítulo importante do nosso país. Se você for viajar para Brasília - DF, o Memorial JK com certeza deve fazer parte do seu roteiro.
O Memorial da Devoção Nossa Sra. Aparecida está localizado na cidade de Aparecida - SP, sendo o único complexo turístico do mundo em homenagem à padroeira.
Detalhe central do prédio do Memorial da Resistência de São Paulo - SP.
O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2009 e seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ações educativas e culturais) patrimoniais por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural. O edifício onde funciona sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS-SP) entre os anos de 1940 a 1983, servindo como uma homenagem aos mártires que lutaram pela democracia no Brasil.
O Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte - MG integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade com ambientes dedicados à cultura do povo mineiro.
O Museu Memorial Minas Gerais Vale é um museu artístico e cultural dedicado às tradições do povo mineiro em Belo Horizonte - MG. O antigo prédio da Secretaria da Fazenda foi restaurado e adaptado para mostrar ao público a história de Minas Gerais. Foi inaugurado em 30 de novembro de 2010 e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Com projeto arquitetônico dos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes, Eduardo França, Humberto Hermeto e Igor Macedo, e projeto museográfico do designer Gringo Cardia, o memorial utiliza recursos virtuais para reunir, em um mesmo espaço, parte da riqueza cultural do Estado, desde o século XVIII até o cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista.
Ambientes que misturam o real e o virtual reconstroem o universo de escritores mineiros, o mundo das fazendas, das tribos indígenas e quilombos, do barroco, das festas populares, do artesanato, da política e da arqueologia do solo mineiro.