A cidade de Itajubá, localizada no estado de Minas Gerais, conta com pouco mais de 90 mil habitantes e integra a região do sul mineiro. O município, que também desempenhou importante papel no passado como um dos principais polos de garimpo do ouro no estado, foi fundado no ano de 1819 e é constituído pelos distritos da sede e de Lourenço Velho. Itajubá também pertence à bacia do Rio Sapucaí e possui um clima temperado com temperatura média de 19º C. No inverno, é comum ocorrerem geadas na cidade.
Embora seja um destino turístico pouco popular no Brasil, Itajubá possui algumas atrações para lazer como, por exemplo, o Lago do Parque Municipal de Itajubá, a Cachoeira do Ano Bom e o Santuário Nossa Senhora da Agonia. Quem viaja para lá, também não pode deixar de conhecer as iguarias do Mercado Municipal. É possível encontrar no município, inclusive, hotéis e pousadas por um preço justo e excelente custo benefício. Pode ficar tranquilo, porque vai economizar muito em estadia por lá!
A economia de Itajubá gira, principalmente, em torno das universidades. A cidade sedia a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), além da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT). Só para você ter uma ideia, de toda a renda gerada na cidade, segundo o IBGE, mais de R$ 122 milhões estão associados ao setor universitário.
O nome de Itajubá teve origem na cascata histórica da cidade, a primitiva Itagyba, que ficava localizada a pouco mais de meio quilômetro do centro e de sua Igreja Matriz. Ao contrário do que muitos acreditam, o significado do nome nada tem a ver com uma tal de “pedra amarela”. Uma curiosidade nada positiva sobre o município, é que ele foi palco para o maior desastre ferroviário de todos os tempos, que ocorreu em 25 de março de 1925.
Se você está planejando adquirir uma passagem para viajar para esse município um tanto quanto misterioso, não pode deixar de visitar a Feira da Associação dos Artesãos de Itajubá e o Museu Theodomiro Santiago. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Bar da Maria, o Café do Vadinho, o Frango nas Estrelas e o Pereira Vilela. E aí, o que acha de pegar um ônibus para Itajubá?