Zoológico de São Paulo, BioParque do Rio, Zoológico Municipal de Curitiba, entre outros. Dicas sobre melhores zoológicos no Brasil.
Zoológico de São Paulo
O Zoológico de São Paulo - SP é o maior zoo do Brasil e da América Latina, considerado um dos melhores do mundo pela estrutura e diversidade de animais.
Imagem aérea do Zoológico de São Paulo - SP.
Um dos passeios mais legais e que garante a diversão de toda a família com certeza é o Zoológico de São Paulo - SP. Considerado o maior zoo do Brasil e da América Latina e o quarto maior do mundo, o espaço oferece diversas atrações e um contato direto com a natureza. São mais de 3 mil espécies de animais e dezenas de espécies da fauna nativa, espalhadas em uma área de 824 mil m².
O zoológico foi fundado em 1957 e teve sua inauguração oficial um ano depois. Na época, o local contava com cerca de 450 animais. Uma curiosidade bem legal é que o Zoológico de São Paulo foi a primeira instituição brasileira a propor e formar programas de recuperação de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Essas ações deram origem à Fundação Parque Zoológico de São Paulo, que é responsável por diversas ações, projetos e pesquisas para a preservação de espécies ameaçadas.
Além de conhecer uma grande diversidade de animais, como rinocerontes, orangotango, bichos-preguiça, ursos, flamingos, leões e girafas, quem visita o Zoológico de São Paulo tem a oportunidade de vivenciar experiências únicas. Um exemplo é o Zoo Safári, um passeio de 40 minutos onde os visitantes percorrem um caminho, de carro ou van, para conhecer alguns animais soltos e até alimentá-los com ração própria, como um safári na África de verdade! Outra atração que diverte a criançada é o Mundo dos Dinossauros, uma exposição com réplicas de dinossauros em tamanho real, que se movimentam e emitem sons característicos.
O Zoológico de São Paulo possui toda a estrutura necessária para um dia divertido de passeio, com diversas opções de restaurantes e uma loja de souvenir para garantir a sua lembrancinha do Zoo SP. Vale a pena a visita para quem estiver de viagem marcada para a capital paulista.
O BioParque do Rio de Janeiro - RJ traz um novo conceito de zoológico para o Brasil, que visa o bem-estar de mais de 1.000 animais sem jaulas ou grades.
Vista aérea do BioParque do Rio de Janeiro - RJ, primeiro zoológico sem jaulas.
Localizado no bairro de São Cristóvão, no local da antiga residência da família real, o BioParque do Rio de Janeiro - RJ é um zoológico que ocupa uma área com cerca de 155 mil metros quadrados, comportando mais de mil animais de 140 espécies diferentes. O BioParque traz um novo conceito no Brasil e rompe com o antigo modelo de zoológico com grades e espaços pequenos, deixando de ter um caráter expositivo para trazer à tona os conceitos de educação, pesquisa e conservação.
A história do BioParque do Rio começa em 1870, com a visita do empresário João Batista Vianna a Paris. Impactado com o urbanismo da capital francesa da época, ele retornou ao Brasil e adquiriu da Princesa Isabel a antiga Fazenda dos Macacos, onde implantou um projeto de urbanização que resultaria na criação de um jardim zoológico, inaugurado em 1888. Sendo um grande apreciador de animais, João Batista Vianna tinha autorização do Império Português para importar e manter em sua residência diversas espécies. Dessa forma, foi criado o primeiro jardim zoológico moderno do país, que hoje une história, natureza, cultura e lazer.
Dentre os ambientes existentes no BioParque estão a Savana Africana, a ala dos Carnívoros, dos Asiáticos, a Imersão Tropical, a Vila dos Répteis, a Ilha dos Primatas, a Fazendinha, a ala dos Reis da Selva, o Cerrado e o Jardim Burle Max. Em cada espaço, você terá a oportunidade de ver diferentes tipos de animais, como macacos, hipopótamos, araras, elefantes e jacarés. Quando estiver pela capital carioca, esse com certeza é um passeio que vale a pena!
Portões de entrada do Zoológico Municipal de Curitiba - PR.
O Jardim Zoológico de Curitiba é um zoológico localizado na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Está situado dentro do Parque Regional do Iguaçu, o maior parque urbano do país, com 8 milhões de m² e considerado um santuário ecológico para muitas espécies. O Parque é cortado pelo rio Iguaçu, que forma campos inundados e matas ciliares em suas margens, além de bosques naturais.
O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é um jardim zoológico de Sorocaba - SP, sendo considerado o segundo zoológico do Brasil em número de espécies. Inserido na Vila Hortência, dentro da região leste da cidade, em uma área de cerca de 130.000 m², tem em seu interior uma faixa de mata atlântica, um lago, o Museu Histórico Sorocabano e abriga diversas espécies entre mamíferos, aves e répteis. O zoológico é referência na América Latina no que se refere a lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental.
O Zoológico de Brasília - DF é uma das atrações turísticas mais visitadas pela população do Distrito Federal. Fazem parte do Jardim Zoológico de Brasília 826 animais, sendo 185 espécies de aves. Animais raros em zoológicos brasileiros como a serpente cotiarinha, o sauim-de-coleira, a tiriba-de-pfrimer, o adax e o tatu-bola-da-caatinga estão entre as atrações. Além do passeio diurno tradicional, é possível fazer um tipo de visita noturna monitorada no zoológico, e também acampar na área administrada pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília.
O Zoológico Municipal de Guarulhos, fundado em 1982, possui mais de 400 animais de 100 espécies em uma área de 70 mil m². A fauna é formada principalmente por aves, mamíferos e répteis nativos do Brasil, em especial da região de Guarulhos. Localizado no Jardim Rosa de França, o perímetro do zoológico também abriga animais de vida livre que frequentam os ambientes de lagos e jardins reconstituídos com espécies da Mata Atlântica.
O Zoológico de Guarulhos ainda conta com área de exposição, área de tratamento de animais com clínica veterinária e recinto para quarentena de animais excedentes e áreas de lazer nas quais os visitantes podem realizar piqueniques. Além disso, no local também são realizadas atividades de educação ambiental e pesquisas científicas.
A área do zoológico abriga ainda o Museu de Ciências Naturais de Guarulhos desde 2005, que por sua vez possui um acervo com mais de 450 itens.