Parque Ibirapuera, Parque Villa-Lobos, São Paulo Expo, entre outros. Dicas sobre melhores parques em São Paulo - SP.
Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera em São Paulo - SP é o maior parque urbano da cidade e o mais visitado da América Latina, considerado o pulmão da capital paulista.
Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.
Localizado no meio da selva de pedra de São Paulo - SP, o Parque Ibirapuera é um espaço de paz e tranquilidade para os paulistanos e turistas. Conhecido como Ibira pelos mais íntimos e considerado o pulmão da capital paulista, o parque foi inaugurado em 1954, durante as comemorações do aniversário de 400 anos de São Paulo. Além de ser um marco para a região, o Ibirapuera se destaca por contar com projetos arquitetônicos do renomado Oscar Niemeyer. Localizado na zona sul da cidade, próximo ao Aeroporto de Congonhas, o parque chega a receber mais de 150 mil visitantes aos finais de semana e é o que mais recebe turistas em toda a América Latina.
Com uma área que ocupa cerca de 158 hectares, o Parque Ibirapuera é um ponto de contato com a natureza, onde é possível respirar ar puro em meio aos lagos e à grande variedade de flora e fauna presente nas diversas áreas verdes. O Ibira é a escolha certa para relaxar, seja lendo um livro, fazendo um piquenique ou praticando ioga. E para quem pratica esportes, o parque oferece ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas e até academia de musculação - tem pra todos os gostos!
Além das áreas de lazer e esporte, o Parque Ibirapuera também abriga em seu conjunto arquitetônico uma série de importantes atrações turísticas e culturais da cidade de São Paulo. Por lá, os turistas podem visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o Pavilhão de Exposições Oca, o Ginásio Esportivo Ibirapuera, o Planetário do Ibirapuera e muito mais. Além disso, é no Pavilhão da Bienal, localizado dentro do Ibirapuera, que acontece a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.
E para quem for visitar o parque pela primeira vez, vale a pena conhecer o Obelisco de São Paulo e o Monumento às Bandeiras, dois importantes monumentos da cidade. Se estiver de viagem marcada para São Paulo, o Parque Ibirapuera com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.
O Parque Villa-Lobos em São Paulo - SP, feito para ser um palco musical a céu aberto, possui espaços que garantem cultura e entretenimento na capital paulista.
Entrada do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo - SP.
Localizado na região de Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é um dos pontos turísticos mais relevantes da região, que se destaca pela sua beleza única e seu cenário impecável na realização de eventos. Contém uma área de 741 mil m² que engloba áreas arborizadas, ciclovias e áreas de lazer, quadras esportivas, playground, aparelhos de ginástica e espaços para a realização de diversos eventos.
Inaugurado em 1994, a ideia inicial era que o parque fosse uma espécie de oásis musical, sendo uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. Por isso, o Parque possui diversos equipamentos destinados para quem tem interesse ou conhecimento musical. Esse é o intuito do Espaço Ouvillas, uma área de descanso onde as pessoas podem relaxar ouvindo sua música preferida. Aliás, opção de lazer é o que não falta no Parque Villa-Lobos, que agrada a todos os tipos de público.
Uma das atrações mais procuradas é a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que possui mais de 15 mil títulos em um ambiente super aconchegante. Já o Circuito das Árvores garante uma experiência no meio dos exemplares de Mata Atlântica no Parque, ideal para as crianças terem um contato próximo com a natureza. Aliás, o espaço Vila Ambiental dentro do Parque é um centro educacional onde as crianças aprendem de maneira interativa temas como aquecimento global. Outro ponto alto do Parque é o Orquidário Ruth Cardoso, um dos cartões-postais obrigatórios do passeio.
São tantas opções que o Parque oferece, que o Villa-Lobos é uma das principais alternativas para quem procura um destino para o próximo programa em família ou com os amigos em São Paulo - SP.
Ótimo para piqueniques e contato direto com a natureza, o Parque da Água Branca proporciona um clima típico da fazenda bem no meio da capital paulista.
Jardins do Parque da Água Branca em São Paulo - SP.
Mais conhecido como Parque da Água Branca, o Parque Doutor Fernando Costa é um lugar de aconchego e descanso no meio da vida corrida de São Paulo - SP. Quem visita o Parque, localizado na Zona Oeste da cidade, tem a impressão de visitar um sítio ou uma fazenda, com grandes áreas verdes, espaço para piqueniques, trilhas e animais soltos em uma área de quase 140 mil m². É como sentir o clima do campo em meio à cidade mais urbanizada do Brasil.
O Parque da Água Branca foi inaugurado em 1929 e tinha como principal objetivo trazer novas perspectivas ao setor agrícola, onde a população poderia usufruir de suas dependências, como estábulos, pavilhão de equinos, estufas e pomares. De lá para cá, o Parque se tornou patrimônio do desenvolvimento agropecuário da cidade de São Paulo - SP, com a realização de exposições de gado e eventos da área. Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural e histórico do estado de São Paulo. Hoje, o Parque da Água Branca traz um gostinho da fazenda para seus visitantes e é considerado um ótimo lugar para passeios e momentos de descanso.
O Parque da Água Branca possui diversas atrações, que proporcionam um verdadeiro contato com a natureza e as vegetações típicas da Mata Atlântica - isso tudo em meio aos pavões, galinhas, patos e gansos que circulam livremente pelo Parque. Os visitantes podem passear e relaxar pela Trilha do Pau Brasil, praticar atividades físicas ao ar livre no Bosque das Palmeiras ou no Espaço da Ginástica e conhecer mais da história local no Museu Geológico ou na Biblioteca. Para as crianças, o Parque da Água Branca possui espaços para diversão, com playground, passeio de trenzinho, carrossel e até um Espaço Piquenique, para fazer um lanche em família. Quem tem curiosidade de conhecer as belezas naturais do Parque mais à fundo, existe a opção de visita monitorada na Área de Preservação Permanente.
Aos domingos, os visitantes podem aproveitar uma feira orgânica que acontece dentro do Parque da Água Branca, com diversos produtos naturais. E para quem não dispensa um cafezinho com sabor de fazenda, não pode perder o café preparado direto no fogão à lenha na Casa do Cabloco. Que tal esse momento de descanso na capital paulista?
Foi na área ocupada pelo Parque da Independência em São Paulo - SP que aconteceu o grito de "Independência ou Morte" de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga.
Vista aérea do Parque Independência em São Paulo - SP, com o Museu do Ipiranga ao fundo.
Localizado às margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, o Parque da Independência é um marco histórico nacional brasileiro. Foi ali que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, com o famoso grito "Independência ou Morte”. O parque, que ocupa um território de mais de 160.000m², é um espaço de memória nacional e patriotismo, de preservação demarcada com o objetivo de ser um espaço comum de memória coletiva.
O Parque da Independência abriga diversas atrações turísticas como, por exemplo, o Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia, o Monumento da Independência, a Capela Imperial e a Casa do Grito; além de encantar seus visitantes com seu denso bosque e jardins franceses que chamam a atenção pelo belo paisagismo. O Parque da Independência também possui uma grande diversidade de fauna, com espécies de todos os tipos.
Quem viaja até São Paulo não pode perder a oportunidade de aproveitar o Parque do Independência e sua belíssima natureza para curtir em família e realizar diversas atividades como uma caminhada, fazer um piquenique ou simplesmente aproveitar relaxar pelos gramados. Para quem curte esportes como o skate, por exemplo, vale dar uma passadinha no Manifesto Skate Shop Park Burger, que fica nos arredores do parque.
Você também pode aproveitar o passeio para visitar a feirinha de exposição do Ipiranga, que está localizada na Rua dos Patriotas; lá é possível saborear a gastronomia italiana muito conhecida da região e também fazer comprinhas de lembrancinhas e presentes, de artesanato local. A feira acontece normalmente aos domingos e feriados.
O Parque Povo Mário Pimenta Camargo, conhecido como Parque do Povo, é um famoso parque de São Paulo - SP localizado no distrito do Itaim Bibi, no bairro de Chácara Itaim. Com uma área de 133.547 metros quadrados, conta com um complexo esportivo de três quadras poliesportivas com marcação especial para esportes paralímpicos, campo de futebol, grama verde, pista de ciclismo, pista de skate, local para caminhada, pista de corrida, trilha, aparelhos de ginástica e até um jogo de tamanho real de xadrez, no qual as pessoas podem movimentar as peças enormes em um tabuleiro quadriculado no chão.
Na grandiosa área aberta do gramado que se localiza na parte central do Parque do Povo é possível tomar sol ou fazer piquenique em meio às arvores. O Jardim Sensitivo, que tem em sua composição ervas aromáticas, dá ao público a possibilidade de cheirar, tocar ou até provar algumas das iguarias que crescem no local, como mostarda, coentro, cheiro-verde, cebolinha, babosa e manjericão.
A ciclofaixa de lazer, aberta aos domingos e feriados das 7h às 16 horas, também é uma opção para os visitantes. Ela faz a ligação do Parque do Povo ao Parque Ibirapuera e Parque Villa-Lobos, disponibilizando um passeio de bicicleta mais longo pelas ruas de São Paulo. No Parque também são realizadas diversas atrações gratuitas todos os meses, como aulas de yoga, pilates e zumba.
O Parque da Aclimação é uma área pública de lazer localizada na região central da cidade de São Paulo. Com uma área de 112 mil metros quadrados, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. O local abriga um lago de cerca de 70 mil metros cúbicos de água, jardim japonês com espelho d'água, concha acústica, playgrounds, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, além de campos de futebol, voleibol e basquete.
A estrutura do parque, que é considerado um dos mais famosos de São Paulo, também inclui churrasqueiras, quiosques, campo de bocha e o Estádio Municipal Jack Marin. Além disso, o local se destaca pela vegetação, que inclui espécies exóticas e nativas, e pela diversidade da fauna, com cerca de 85 espécies, incluindo aves como garças, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, entre outras.
Inaugurado em 27 de julho de 1973, o Parque de Diversão Playcenter foi o primeiro grande parque de São Paulo fundado com base nos parques das grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Atualmente é chamado de Playcenter Family. Possui um conceito voltado para crianças e familiares e funciona em uma unidade do Shopping Aricanduva, em um espaço bem menor que o terreno do antigo e conhecido Playcenter.
O Jardim Botânico de São Paulo é um espaço de área verde e contato com o ar puro da Mata Atlântica em meio aos prédios e toda a agitação da capital paulista.
Jardim Botânico de São Paulo - SP visto de cima.
Você já imaginou um lugar em São Paulo que proporcionasse uma experiência única de contato com a Mata Atlântica, longe do caos e da correria da vida paulistana? Esse lugar existe e fica dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, espaço que abriga o Jardim Botânico de São Paulo. O Jardim Botânico é um ponto de respiro na capital paulista, envolto de florestas e atrações que garantem o contato direto com a natureza - recebem cerca de 200 mil visitantes por ano. O Jardim possui 360 mil metros quadrados, duas estufas que simulam biomas importantes do Estado e ainda abriga mais de 380 espécies de árvores e animais, como tucanos, bicho-preguiça, macacos e etc. Além de ser um espaço muito procurado para passeios e piqueniques, o Jardim Botânico também abriga o Instituto de Botânica da cidade, que dispõe de uma biblioteca com mais de 6400 livros da área e ainda é palco para diversas exposições culturais.
O Jardim Botânico foi fundado em 1928 e surgiu da necessidade de preservação das nascentes do Rio Ipiranga e recuperação da floresta nativa ali existente, que estavam sendo ocupadas por chacareiros. A ideia de construir um Jardim Botânico surgiu quando o naturalista Frederico Carlos foi convidado a implantar um projeto de botânica na região. Desde então, a ideia de construir um Jardim Botânico foi tirada do papel e foi oficializada em 1938, com a implantação do Departamento e Instituto de Botânico de São Paulo. Ah, uma curiosidade sobre a construção do Jardim; o conjunto arquitetônico foi construído e inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, da Suécia e não é que ficou bem parecido?! A impressão é realmente estar caminhando pelos jardins típicos da Europa!
Aliás, opção é o que não falta para se divertir no Jardim Botânico de São Paulo. Você pode apreciar a vista das Escadarias e o Jardim Lineu, conhecer as estufas e se encantar com o Orquidário e o Bromeliário, percorrer o Lago das Ninféias, conhecer um pouco sobre a história no Museu Botânico, fazer a Trilha da Nascente ou somente relaxar nos gramados com um piquenique. E se bater aquela fome, o Restaurante Orquídea está localizado na entrada do Jardim, com diversas opções de café e almoço. Vale a pena dar uma pausa na correria do dia a dia e conhecer esse espaço cheio de verde!
O Parque Estadual Alberto Lofgren, conhecido como Horto Florestal, é um importante parque de lazer e cultura localizado na zona norte de São Paulo, a cerca de 15 km do centro do município. A estrutura do Parque inclui playground infantil, equipamentos de ginástica, pista de cooper e lagos. O local também abriga o Palácio de Verão do Governo do Estado, as sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado e o Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira Florestal.