Memorial JK, Museu Nacional da República, Palácio do Planalto, entre outros. Dicas sobre melhores museus no Distrito Federal.
Memorial JK
Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Memorial JK em Brasília - DF é um museu e centro cultural que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Vista panorâmica do Memorial JK em Brasília - DF.
Localizado em Brasília - DF, o Memorial JK é um museu e centro cultural brasileiro que foi construído para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek a pedido de sua viúva, a ex-primeira dama Sarah Kubitschek. O projeto foi um pedido especial da própria Sarah ao arquiteto Oscar Niemeyer após a morte trágica do marido em 1976, em um acidente de carro. O Memorial JK foi inaugurado em 1971, na mesma data de aniversário do presidente JK. Localizado na Praça do Cruzeiro e com projeto arquitetônico de Niemeyer, o Memorial recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A visita no Memorial permitirá que o turista conheça a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek ainda mais a fundo, além de curiosidades da sua vida pessoal e das suas histórias em Brasília. No Memorial JK, encontra-se o túmulo do ex-presidente, além de fotografias com sua esposa Sarah Kubitschek, objetos de uso pessoal e a biblioteca particular de JK, exposição de roupas usadas por eles, como a faixa presidencial. Na entrada do Memorial, fica a mais famosa estátua de Juscelino Kubitschek.
O Memorial também conta com um auditório, a sala de escritórios de JK e até o gabinete da ex-primeira dama. Além de toda essa viagem histórica, o Memorial oferece uma loja de souvenir, com diversas lembrancinhas do passeio; além do Café JK, que possui o verdadeiro pão de queijo mineiro em seu cardápio. O Museu expõe boa parte da história da capital federativa do país e vale a pena tirar um tempinho para se aventurar por esse capítulo importante do nosso país. Se você for viajar para Brasília - DF, o Memorial JK com certeza deve fazer parte do seu roteiro.
Obra arquitetônica modernista de Oscar Niemeyer, o Museu Nacional da República em Brasília - DF tem como missão levar cultura visual contemporânea aos turistas.
Localizado na capital federativa do Brasil, o Museu Nacional da República em Brasília - DF está localizado na Esplanada dos Ministérios e chama a atenção pelo seu visual único e moderno. Junto com a Biblioteca Nacional de Brasília, o Museu faz parte do Conjunto Cultural da República. Ele é administrado pelo Governo do DF e tem como missão levar para turistas e moradores da cidade a cultura visual contemporânea e tudo o que há de melhor na produção artística brasileira.
Com projeto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer, o Museu Nacional da República tem um caráter minimalista, sendo uma das últimas obras projetadas pelo arquiteto e inaugurada em 2006. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira em uma área de cerca de 15.000m². Batizado de Honestino Guimarães, o Museu homenageia um estudante da Universidade de Brasília, que se destacou como líder do movimento estudantil durante o período da ditadura no Brasil.
O Museu Nacional da República é dividido em quatro pavimentos: mezanino, piso superior de exposições, piso térreo e subsolo. Contém dois auditórios, galerias e na área externa do Museu Nacional, que é circundado por três espelhos d’água, acontecem manifestações culturais. Entre as diversas atrações do Museu, se destacam as exposições itinerantes, palestras, mostras de filmes, seminários e eventos artísticos no geral. Se você tem viagem marcada para Brasília - DF e gosta de arte e história, o Museu Nacional da República com certeza deverá fazer parte do seu roteiro.
Localizado na Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto em Brasília - DF é a sede do Poder Executivo e do gabinete oficial do Presidente da República.
Localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília - DF, o Palácio do Planalto é a esfera onde o Presidente da República executa suas atividades profissionais do cargo. Sede do Poder Executivo, é lá que estão também outros órgãos públicos nacionais como a Secretaria-Geral do Gabinete de Segurança formal da Presidência da República, a Casa Civil e o ministério do Presidente da República.
O Palácio do Planalto foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e impressiona a todos os apaixonados pela arquitetura moderna. O Palácio faz parte do Plano Piloto de Brasília e foi um dos primeiros edifícios a serem construídos na cidade. O Palácio foi inaugurado junto com Brasília e foi o centro das festividades em 1960.
No Palácio do Planalto, a segurança é muito rígida por ser o local onde o Presidente do Brasil fica a maior parte do seu tempo, além de outros políticos importantes. Antes dos visitante adentrarem no Palácio e antes de entrar no ônibus que faz os traslados dos participantes do tour guiado, os visitantes são obrigatoriamente registrados e revistados. A visita costuma durar somente meia hora e normalmente ocorre aos domingos. No percurso, os visitantes conhecem os Salões Nobre, Oeste e Leste, a Sala de Reunião Suprema, a Sala de Audiências, o Gabinete Presidencial e apresentação das obras de arte. Os anexos do Palácio também abrigam uma biblioteca com mais de 33 mil exemplares de importantes obras de arte e mobiliário de alta categoria, alguns do século 18.
Portanto, se você está planejando conhecer Brasília - DF, não pode deixar de visitar esta belíssima construção, que é um dos lugares mais importantes no país!
O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, situado em Brasília. É considerado uma obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer e do engenheiro estrutural Joaquim Cardozo. Entre os destaques do palácio estão a utilização excepcional do concreto aparente em faixas estreitas pela arquitetura de Niemeyer, o impressionante vão livre, calculado por Cardozo, e a escada helicoidal do saguão, desenvolvida por Cardozo com o arquiteto Milton Ramos.
Atualmente três edifícios compõem o complexo do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, este conhecido popularmente como "Bolo de Noiva". O palácio possui o maior hall sem colunas da América Latina, com área de 2.800 metros quadrados, sendo também considerado o prédio mais rico artisticamente e mais bem conservado da Esplanada dos Ministérios.
Este edifício em forma de espiral apresenta exposições rotativas sobre a história dos povos indígenas.
O Memorial dos Povos Indígenas (MPI) é um museu, centro cultural e instituição de pesquisa brasileiro, dedicado à cultura indígena brasileira. Fica localizado em Brasília, na Zona Cívico-Administrativa do Eixo Monumental, entre o Memorial JK e a Praça do Buriti, em frente a Câmara Legislativa do Distrito Federal.[
Foi idealizado pelos antropólogos Berta Gleizer Ribeiro e Darcy Ribeiro e teve seu projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer e terminado de ser construído em 1987. Após ter o prédio transformado em Museu de Arte Moderna antes de abrir em 1987, por muitos anos esteve fechado, mas em 1999 restabeleceu suas atividades.
Ícone da arquitetura modernista no país, o Palácio da Alvorada está às margens do Lago Paranoá em Brasília - DF e é residência oficial da Presidência.
O Palácio da Alvorada visto à noite em Brasília - DF e a escultura As Iaras, de Alfredo Ceschiatti
Localizado na cidade de Brasília - DF o Palácio da Alvorada é, oficialmente, o local onde o Presidente da República do Brasil reside durante todo o seu mandato. Localizado às margens do Lago Paranoá, o Palácio foi a primeira construção da cidade de Brasília em 1958. O projeto arquitetônico é do famoso arquiteto Oscar Niemeyer e é considerado uma das mais belas e importantes construções de arquitetura moderna do Brasil; além de fazer parte da península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte.
O Palácio da Alvorada possui arquitetura horizontal que remete às antigas construções de fazenda do Brasil colonial, Considerado uma verdadeira obra de arte, o espelho d'água ao redor do Palácio resulta em uma imagem que impressiona por conta do seu aspecto "infinito".
Para quem sempre teve a curiosidade de saber onde o Presidência do Brasil mora, é possível fazer um tour guiado pelas principais dependências do Palácio da Alvorada, que é uma verdadeira viagem pelas histórias da presidência brasileira. O tour é guiado por profissionais qualificados, para que os visitantes conheçam um pouco sobre sua história - lembrando que as dependências íntimas não são acessadas.
A segurança do local costuma ser bastante rigorosa, principalmente antes de entrar no ônibus que leva os grupos ao tour; todos os visitantes passam por revista e detector de metal, o que é bem apropriado para o tipo de visita. O tour costuma ser de 30 minutos e no percurso os visitantes conhecem as grandes salas de reunião, a biblioteca oficial, a capelinha, o jardim e a piscina.
Além das dependências, os vistantes podem ver de perto grandes obras de arte que estão no local, de artistas como Tarsila do Amaral, Ceschinatti e Athos Bulcão. Se você pretende visitar ou já está com viagem marcada para Brasília - DF, não deixe de conhecer o Palácio da Alvorada. Você não vai se arrepender!