Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Ouro Preto - MG

Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Ouro Preto - MG.

Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar

A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar, tombada como monumento histórico pelo IPHAN, fica em Ouro Preto - MG e foi erguida durante o ciclo de ouro.

A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto - MG, popularmente chamada de Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. É um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizado na Praça Monsenhor Castilho Barbosa.

Na sacristia da basílica está o Museu de Arte Sacra do Pilar, que reúne cerca de 8 mil peças dos séculos XVII ao XIX, além de documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento e Semana Santa.

Ver rotas de ônibus para Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar

Igreja de São Francisco de Assis

Eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG é um exemplar da arte colonial brasileira.

Detalhes da fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG.
Detalhes da fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG.

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto - MG. Construída em estilo barroco, é um dos monumentos mais significativos da arte colonial, uma das mais conhecidas igrejas brasileiras daquele período e uma das mais celebradas criações do mestre Aleijadinho, que elaborou o projeto básico da fachada e da decoração.

Pela sua relevância extraordinária, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Desde sua fundação, a Igreja de São Francisco deu origem a um expressivo corpo de tradições religiosas e culturais, sendo especialmente notáveis as que dizem respeito à Semana Santa. Outras festividades de relevância ao longo do ano são as comemorações dos onomásticos de alguns santos, como São Roque, em 16 de agosto, e São Francisco de Assis - as celebrações ao santo que dá nome à igreja ocorrem ao longo de nove dias, período em que os fiéis rezam uma novena que termina no dia 4 de outubro com uma missa solene e a bênção do Santíssimo.

Na Igreja também são realizados com regularidade concertos de música orquestral e vocal, apresentando-se composições de autores coloniais.

Ver rotas de ônibus para Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Tombada com Patrimônio Histórico, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Ouro Preto - MG é um exemplar do barroco colonial mineiro de 1765.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, também conhecida apenas como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é um templo católico localizado em Ouro Preto - MG. Tombado pelo IPHAN, é um dos mais originais edifícios sacros do tempo do Brasil Colônia.

Ver rotas de ônibus para Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Igreja Matriz de Santa Efigênia

A histórica Igreja Matriz de Santa Efigênia em Ouro Preto - MG é um monumento do barroco mineiro com elementos da cultura africana.

A Igreja Matriz de Santa Efigênia é um templo católico situado no alto da Ladeira de Santa Efigênia em Ouro Preto - MG. É uma igreja de grande importância para o barroco mineiro, além de ter expressivos elementos simbólicos da cultura africana. Sua construção teve início por volta de 1734 com Antônio Coelho da Fonseca como responsável pela obra. A igreja foi finalizada quase cinquenta anos depois, por volta de 1785. Vários artistas importantes da época fizeram parte da construção, gerando um grande conjunto de características distintas.

Ver rotas de ônibus para Igreja Matriz de Santa Efigênia

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Com arquitetura imponente, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto - MG é a única de Minas Gerais com decoração que remete à iconografia carmelita.

Interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto - MG.
Interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto - MG.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um templo católico de Ouro Preto, importante exemplar da tradição rococó no Brasil. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui uma fachada com detalhes em pedra-sabão, mostrando o brasão da Ordem do Carmo e querubins, obra tradicionalmente atribuída à Aleijadinho.

Ver rotas de ônibus para Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Igreja de São Francisco de Paula

Igreja de São Francisco de Paula em Ouro Preto - MG vista da Igreja de São José.
Igreja de São Francisco de Paula em Ouro Preto - MG vista da Igreja de São José.

A Igreja de São Francisco de Paula em Ouro Preto - MG foi construída entre 1804 e 1898, sendo a última igreja erguida no período colonial. É considerada patrimônio histórico do Brasil e também patrimônio de influência portuguesa.

Ver rotas de ônibus para Igreja de São Francisco de Paula