Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada no centro da Praça da Sé, é um marco para a cidade e representa o quarto maior templo neogótico do mundo.

Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.
Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.

A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é um marco para a capital paulista e para a arquitetura mundial. Localizada no coração da cidade, na região central da Praça da Sé, a Catedral surpreende pela sua grandeza e riqueza de detalhes. A Catedral começou a ser construída em 1913 e ficou pronta 40 anos depois, para comemorar a data de aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo. Sua arquitetura apresenta um estilo neogótico - apesar da sua cúpula ser renascentista - e por isso, a Catedral Metropolitana de São Paulo é o quarto maior templo neogótico do mundo.

A sua história começa lá em 1589, onde foi decidido que deveria ser construída uma igreja matriz no centro da vila de São Paulo de Piratininga, local onde fica a Praça da Sé hoje. A Igreja matriz ficou pronta em 1616 e em 1745, quando São Paulo se tornou sede da diocese, foi demolida e substituída por outra, que ficou pronta em 1764. Esta igreja se tornou a Catedral de São Paulo até 1911, onde foi demolida novamente e deu lugar à construção atual que vemos hoje, com estilo neogótico e uma cúpula inspirada na arte renascentista da Catedral de Florença, na Itália. Entre os anos 2000 e 2002, a Catedral passou por uma restauração fiel ao projeto original.

Temos algumas curiosidades sobre a Catedral da Sé. Além de ser a igreja mais alta de São Paulo e ter capacidade para abrigara mais de 8000 pessoas, você sabia que ela possui o maior órgão da América Latina? Sim, ele possui cerca de 12 mil tubos e foi construído em Milão, na Itália - vale a pena assistir uma missa dominical para ouvir os belos sons produzidos pelo instrumento. A Catedral também possui uma cripta subterrânea, onde diversas personalidades da história do Brasil estão enterradas. Para aqueles que gostam de saber todos os detalhes dessa construção marcante para o país, a Catedral da Sé oferece a possibilidade de uma visita guiada após as missas, para quem quer conhecer mais a história e os estilos arquitetônicos dessa construção.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de São Paulo

Catedral de Santo Amaro

A Catedral de Santo Amaro é a igreja matriz do bairro de Santo Amaro (município criado por meio do Decreto de 10 de Julho de 1832 e incorporado a São Paulo a partir de 1935) localizada na cidade de São Paulo. O santuário tem, por trás de seu levantamento primordial, grande importância em relação à história e identidade do bairro paulista.

Tudo começou com uma singela e pequena capela levantada em 1560 graças à doação da imagem do Santo Amaro, feita por um casal de portugueses, João Pais e Susana Rodrigues, que vieram para São Vicente na companhia de Martim Afonso de Sousa. A capela primitiva, construída em 1560, foi elevada à classificação de freguesia (nome que designa paróquias com pequenos distritos em volta), já que a região de Ibirapuera foi perdendo seu caráter de aldeamento indígena em razão da grande expansão pela qual passava na época. O núcleo populoso, portanto, passou a usar o nome de Santo Amaro para identificar a vila em homenagem ao orago que contemplavam, doador da identidade que o local tem até os dias de hoje. Assim, em 14 de janeiro de 1686, com provisão passada por José Alarcão, fez-se a data oficial de criação da paróquia e da nomeação do seu primeiro vigário, o padre João de Pontes.

No ano de 1924, o antigo corpo da paróquia foi derrubado a mando do padre José Maria Fernandes e um novo passou a ser construído, tornando-se, no dia primeiro de novembro do mesmo ano, a capela mãe do bairro, inaugurada e abençoada pelo arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva ainda no mesmo dia. Anos depois, aos quinze dias do mês de março de 1989, data que marca a criação da diocese de Santo Amaro, a até então paróquia foi elevada à catedral e assim permaneceu desde então.

Ver rotas de ônibus para Catedral de Santo Amaro

Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina

A Catedral Metropolitana Ortodoxa (também denominada Catedral Ortodoxa Grega de São Paulo, ou ainda também Catedral Ortodoxa Antioquina), é um templo religioso localizada em São Paulo, além de ser a sé da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Todo o Brasil que tem subordinação à jurisdição eclesiástica da Igreja Ortodoxa de Antioquia. É um exemplo de construção arquitetônica bizantina que pode ser apreciado na América do Sul. Seu projeto, cuja edificação teve início da década de 1940, foi inspirado na Basílica de Santa Sofia, construída na então capital do Império Bizantino, Constantinopla (atual Istambul). Seu bispo residencial é Dom Damaskinos Mansour.

A Catedral Ortodoxa de São Paulo se encontra no início da Avenida Paulista, mais precisamente na Rua Vergueiro, 1515, bem próxima a estação de metrô Paraíso. Foi inaugurada em janeiro de 1954 e consagrada pelo Patriarca Elias IV e o Metropolita Ignátios Ferzli em 1978 - em paralelo aconteciam as comemorações do IV centenário da cidade de São Paulo, aliás, sua construção foi dedicada ao apóstolo São Paulo, padroeiro da cidade. E assim se tornou a primeira Arquidiocese Ortodoxa do Trono Antioquino na América do Sul.

Ela é um dos símbolos de pluralidade cultural paulistana, e também faz parte do roteiro turístico da capital; contudo, poucos conhecem seu interior, história e diferencial para com outras igrejas. Também é reconhecida como uma herança de fé do povo cristão árabe no Brasil, assim como também é considerada um orgulho no cenário tão comum aos paulistanos que seguem apressados pelas calçadas da cidade.

Além de tudo, a Catedral também serve de Sé Arquiepiscopal da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina do Brasil que tem subordinação à jurisdição eclesiástica do Patriarcado da Antioquia, sendo responsável pelo serviço religioso ortodoxo antioquino de São Paulo, assim como em todo o Brasil, possuindo templos e outras paróquias espalhadas pelo país.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina

Catedral Nossa Senhora do Paraíso

A Catedral Nossa Senhora do Paraíso é a sede episcopal da eparquia melquita de São Paulo da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil. O templo está localizado no bairro do Paraíso na cidade de São Paulo.

Construída no ano de 1952, com projeto arquitetônico de autoria de Benedito Calixto de Jesus Neto, tornou-se a Sé episcopal em 29 de novembro de 1971 após ter sido esta transferida da Igreja de São Basílio, no Rio de Janeiro.

Ver rotas de ônibus para Catedral Nossa Senhora do Paraíso

Destinos mais procurados