A cidade de Lavras, localizada na região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, conta com mais de 100 mil habitantes e está diretamente ligada à exploração do ouro. Curiosamente, a origem do nome "Lavras'', foi uma referência ao grande número de lavras de ouro exploradas na região. A cidade, que foi fundada no ano de 1868, é também a sede para instituições de Ensino Superior importantes como, por exemplo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A qualidade da educação da cidade é tão boa que a cidade também é conhecida como Terra dos Ipês e das Escolas.
A economia de Lavras é fortemente influenciada pelo turismo, pela cultura e pela produção agropecuária representada pelo café e por um dos melhores rebanhos de gado leiteiro do Estado de Minas Gerais. Dentre os eventos mais populares realizados pelo município estão ainda o Lavras Rodeo Festival, que já acontece há 30 anos e também os Congressos Estudantis organizados pela UFLA, que atraem visitantes à cidade o ano todo.
Lavras é uma cidade mineira que tem muito a oferecer. Seja pelo clima aconchegante, seu ar simpático ou das histórias fantásticas sobre as riquezas de sua terra, o município é um verdadeiro paraíso para os turistas. Cercada pelas montanhas e repleta de belezas naturais e pássaros silvestres, Lavras dispõe de inúmeros pontos turísticos. Se for visitar a cidade, você não pode mesmo deixar de conhecer o Lago do Funil e a Serrinha, extremamente famosa na região. Aliás, a quantidade de belezas naturais da cidade impressiona; se você gosta de trilhas e cachoeiras, coloque seu tênis na mala e explore a Cachoeira dos Ipês e o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito
Se você está planejando visitar a cidade, não deixe de inserir no seu roteiro de viagem a Ponte do Funil, o Museu História Natural da UFLA e a bela Igreja Nossa Senhora do Rosário. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Restaurante da Thaís, o Ponto da Costela, o Restaurante Panela de Ouro e o Brasileirim. Ah, não deixe de experimentar as delícias da culinária mineira: o feijão tropeiro, o saboroso leitão à pururuca, o frango com quiabo e o já tão famoso pão de queijo. Uai, que delícia!