Praça Roosevelt

A Praça Franklin Roosevelt, mais conhecida apenas como Praça Roosevelt, é um logradouro situado na área central da cidade brasileira de São Paulo, entre as ruas da Consolação e Augusta. Nela havia um conjunto arquitetônico de concreto construído na década de 60 sobre a passagem subterrânea entre o Elevado Presidente João Goulart e a Ligação Leste-Oeste. A praça já foi conhecida também como Praça da Consolação.

Ver rotas de ônibus para Praça Roosevelt

Praça da República

A Praça da República, originalmente conhecida como Largo dos Curros, é um dos mais tradicionais logradouros da cidade de São Paulo. Localizada no centro da cidade, a praça é visitada diariamente por turistas e habitantes da cidade. A grande frequência é explicada pela proximidade com avenidas importantes, como a Ipiranga e a São João, ruas comerciais, como a Sete de Abril e Barão de Itapetininga, além de alguns dos principais pontos turísticos da metrópole, como o Theatro Municipal, Viaduto do Chá e o Edifício Copan.

Tem como afluentes as ruas Araújo, Marquês de Itu, do Arouche, Joaquim Gustavo, Pedro Américo, Timbiras, Vinte e Quatro de Maio, Basílio da Gama e as já citadas Barão de Itapetininga e Sete de Abril, além das avenidas Vieira de Carvalho, Ipiranga e São Luís.

Oscar Niemeyer, um dos grandes e renomados arquitetos brasileiros, implementou um prédio que se localiza nesta praça.

Ver rotas de ônibus para Praça da República

Largo do Arouche

Largo do Arouche é uma praça tradicional da região central da cidade de São Paulo. Situa-se no distrito da República, próximo à estação República do metrô. Seu nome foi alterado várias vezes: Largo do Ouvidor, Largo da Artilharia, Praça Alexandre Herculano. O atual é uma homenagem ao tenente-general José Arouche de Toledo Rendon, reconhecido por ser o primeiro diretor da Faculdade de Direito de São Paulo e do Jardim Botânico. No local, diversos floristas foram instalando-se aos poucos, com a retirada das bancas existentes na Praça da República pelo prefeito Armando de Arruda Pereira. Assim, o Largo do Arouche se transformou no Mercado das Flores, oficializado em 1953, e por essa razão também é conhecido como Praça das Flores.

Ver rotas de ônibus para Largo do Arouche

Praça da Sé

A Praça da Sé é o ponto de partida que marca o início da construção da cidade de São Paulo - SP e atrai turistas com diversos monumentos e prédios históricos.

Vista da Praça da Sé, em São Paulo - SP.
Vista da Praça da Sé, em São Paulo - SP.

Considerado o ponto de partida que marca o início da construção da cidade de São Paulo - SP, a Praça da Sé é o coração da capital paulista - literalmente! O espaço público da Praça da Sé é o centro geográfico da cidade e nela se encontra o Marco Zero de São Paulo, que representa o ponto inicial para a construção da cidade. Por esse motivo, a região da Praça da Sé é conhecida na região como o centro histórico ou centro velho da cidade. Aliás, curiosidade: o local já foi palco de eventos importantes da história do nosso país, como o comício das Diretas Já! Hoje, a Praça da Sé recebe diariamente milhares de pessoas por conta da Estação de Metrô da Sé, a maior da capital paulista. Aliás, a Praça da Sé ganhou esse nome por conta do local onde se desenvolveu, bem em frente à Sé da capital paulista.

A Praça da Sé, que antes era chamada de Largo da Sé, passou a se desenvolver a partir da construção da Igreja Matriz de São Paulo, ainda durante o período colonial. No século 20, a partir da demolição de diversos prédios e a construção da atual Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, a praça se transformou e foi alvo de diversas obras de embelezamento urbano. Aliás, o projeto paisagístico da Praça da Sé como conhecemos hoje começou a ser realizado na década de 70, por profissionais da Prefeitura de São Paulo e o arquiteto José Eduardo de Assis. A última reforma na Praça da Sé aconteceu em 2006.

Além da Catedral Metropolitana de São Paulo e o monumento do Marco Zero de São Paulo, a Praça da Sé abriga diversas estátuas, prédios históricos e obras artísticas em seu entorno - são os alvos preferidos dos turistas que visitam a região. Nela se encontra a estátua de José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo; esculturas artísticas e abstratas como o "Condor" e o "Diálogo"; um monumento em homenagem ao apóstolo Paulo em frente à Catedral; o Totem da Sé e o Chafariz da Praça da Sé. Vale a pena conhecer esse marco da cidade e saber mais sobre a história da maior capital brasileira.

Ver rotas de ônibus para Praça da Sé

Praça Vinícius de Moraes

Praça Vinícius de Moraes é uma praça da cidade de São Paulo, no bairro do Morumbi - zona oeste da cidade. A praça está localizada no início da Avenida Giovanni Gronchi, tem vista para as mansões do bairro e para o Palácio dos Bandeirantes. É umas das praças mais frequentadas da cidade, tendo um percurso de 1,5 km em subida leve, muito utilizado para caminhadas. A praça Vinícius de Moraes é conhecida popularmente pelos skatistas por "3 lagos". A praça homenageia o compositor e poeta Vinícius de Moraes, e desde 9 de julho de 2007 conta também com uma estátua de 3,5 metros do apóstolo Paulo, projetada pelo escultor italiano Galileo Emendabili.

Ver rotas de ônibus para Praça Vinícius de Moraes

Destinos mais procurados