Solar do Jambeiro

O Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, é um solar em São Domingos, em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente funciona como um centro cultural, abrigando exposições de artes plásticas, seminários, cursos sobre preservação e restauração de bens culturais, exibições de peças de teatro e de música.
Museu Janete Costa de Arte Popular

O Museu Janete Costa de Arte Popular é um museu que funciona em um casarão de 1892 no bairro do Ingá, em Niterói - RJ. Ocupa uma área total de 1.400 metros quadrados e é dedicado à arte popular brasileira. Entre suas instalações, conta com um ateliê para artistas populares.
Museu do Ingá
O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (MHAERJ), ou Museu do Ingá (como é popularmente conhecido) é um museu localizado no Palácio Nilo Peçanha, também chamado Palácio do Ingá, na Rua Presidente Pedreira, no Ingá, em Niterói, no Rio de Janeiro. É vinculado à Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ). Junto ao museu, funciona o Centro de Referência, Pesquisa e Documentação em História e Culturas Fluminense, um núcleo de pesquisa multidisciplinar especializado em história e cultura fluminense, que agrega, à sua equipe, sociólogos, antropólogos, historiadores, cientistas políticos, arquivistas e conservadores, centrados na trajetória do antigo Estado do Rio de Janeiro no período referente a 1904-1974. Integram o acervo do Centro, até o momento, os fundos de documentos de importantes políticos fluminenses, como o dos antigos governantes do estado Nilo Peçanha, Raul de Moraes Veiga, Ernani do Amaral Peixoto, Miguel Couto Filho, Celso Peçanha, Togo Póvoa de Barros e Raimundo Padilha.
Museu de Arqueologia de Itaipu
O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI), localizado na praia de Itaipu, em Itaipu, no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é uma unidade vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura. O museu iniciou suas atividades em 22 de março de 1977 e não possui um instrumento legal de criação tal como um ato ou decreto, porém os Remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa, prédio onde está situado, são tombados em instância federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo sido o bem inscrito no Livro de Tombo de Belas Artes em 8 de janeiro de 1955.