Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Rio de Janeiro - RJ

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Catedral Mundial da Fé, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Rio de Janeiro - RJ.

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Com projeto arquitetônico inspirado nas pirâmides maias, a Catedral Metropolitana de São Sebastião no Rio de Janeiro - RJ se destaca entre os prédios da cidade.

Vista aérea da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ.
Vista aérea da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ.

Situada na região central do Rio de Janeiro - RJ, a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, mais conhecida como Catedral Metropolitana do Rio, é uma das construções que mais impressionam os turistas que visitam a capital fluminense. Sua arquitetura inspirada nas pirâmides maias e seus vitrais coloridos cheios de simbolismo tornam a Catedral um dos prédios de maior destaque no Rio. A Catedral Metropolitana possui 75m de altura externa e 64m de altura interna, com uma estrutura diferente e moderna que os visitantes vão adorar conhecer.

A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1676 e passou anos sem uma sede própria. Isso só ocorreu em 1979, quando houve a substituição da Igreja de Nossa Senhora do Carmo como Catedral da cidade. O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca e foi inspirado nas naves do Projeto Apollo e nas pirâmides maias. Os quatro vitrais da Catedral estão posicionados de acordo com os pontos cardinais, nas cores verde, azul, amarelo e vermelho. Também é possível observar nos vitrais amarelos o Bispo, o Papa e São Pedro, assim como os símbolos da paixão: lança, esponja, cravos, mortalha e cruz.

Para quem busca um lugar para celebrar casamentos, batizados ou celebrações religiosas, esse é um dos lugares mais recomendados do Rio de Janeiro. O local também conta com o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro, que abriu as portas para o público em 2001. Se estiver de viagem marcada para o Rio de Janeiro e gostar de fazer um turismo religioso, a Catedral Metropolitana com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

Localizada no centro do Rio de Janeiro - RJ, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um templo católico e patrimônio histórico, religioso e cultural carioca.

Foto aérea da tradicional Igreja de Nossa Senhora da Candelária no centro do Rio de Janeiro - RJ.
Foto aérea da tradicional Igreja de Nossa Senhora da Candelária no centro do Rio de Janeiro - RJ.

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária, também conhecida apenas como Igreja da Candelária, é um templo católico localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. Considerado um dos principais monumentos religiosos da região, a Igreja é conhecida por ser palco de casamentos realizados na cidade, devido a toda sua estrutura e beleza. Aliás, a Igreja da Candelária é considerada um patrimônio histórico, religioso e cultural da capital fluminense.

Inaugurada em 1898, a Igreja da Candelária é fruto de uma promessa de um casal de espanhóis, que foi surpreendido por uma tempestade marítima - a promessa dizia que eles construíram uma igreja dedicada à Nossa Senhora de Candelária no primeiro porto que estivessem a salvo. A promessa foi cumprida e a capela foi erguida no Rio. Em 1775, deu-se início à construção de um grande tempo no estilo barroco, que 123 anos depois, deu origem à famosa Igreja da Candelária.

A Igreja é conhecida nacionalmente devido a dois eventos que marcaram a história do Brasil. O primeiro deles foi o Comício da Candelária durante as manifestações do movimento das Diretas Já. O outro foi a Chacina da Candelária, um massacre que ocorreu nas proximidades da Igreja, gerando inclusive repercussão internacional.

Devido à beleza e grandeza do modelo arquitetônico baseado no estilo neoclássico, da decoração interna e externa e da fachada, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é considerada uma das principais obras artísticas do século 18 no Brasil.

Para quem gosta de turismo religioso, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma opção incrível para quem está organizando um roteiro turístico pela Cidade Maravilhosa.  Por isso, não se esqueça de adicionar uma visita à Igreja no seu próximo roteiro de viagem ao Rio de Janeiro. Você não irá se arrepender!

Ver rotas de ônibus para Igreja de Nossa Senhora da Candelária

Basílica Santuário Nossa Sra. da Penha

Localizada no alto de um penhasco, a Basílica Santuário da Penha é um local de devoção com vista para os principais cartões-postais do Rio de Janeiro - RJ.

A Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha, é um santuário católico localizado no bairro da Penha, no Rio de Janeiro. Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos.

Para as pessoas que não podem ou não querem subir a ladeira e escadaria, o acesso à igreja pode ser feito também através de bondinho, que possui capacidade para transportar aproximadamente 500 pessoas por hora.

Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.

Ver rotas de ônibus para Basílica Santuário Nossa Sra. da Penha

Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

Com construções iniciadas em 1633, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - RJ é um dos principais monumentos de arte colonial do Brasil.

Interior do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro - RJ.
Interior do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro - RJ.

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro localizado no Morro de São Bento, considerado um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país. O interior da igreja é riquíssimo, totalmente forrado com talha que vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII.

As obras do Mosteiro de São Bento foram iniciadas em 1633 e importantes modificações e ampliações foram realizadas no fim do século XVII. O mosteiro ainda funciona como tal, existindo, ao seu lado, um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma quantidade considerável de personalidades brasileiras, como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim, Villa-Lobos, entre outros.

Ver rotas de ônibus para Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro