Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Olinda - PE

Basílica e Mosteiro de São Bento, Catedral da Sé de Olinda, Igreja do Carmo, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Olinda - PE.

Basílica e Mosteiro de São Bento

Tombado como Patrimônio Histórico pela UNESCO, a Basílica e Mosteiro de São Bento em Olinda - PE constituem um importante complexo arquitetônico barroco.

A Basílica e Mosteiro de São Bento constituem um importante complexo arquitetônico barroco localizado em Olinda - PE, no local onde foi erguido o primeiro mosteiro beneditino do Brasil, entre 1597 e 1599. O conjunto é tombado nacionalmente e, junto com grande parte do centro histórico da cidade, também é tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Ver rotas de ônibus para Basílica e Mosteiro de São Bento

Catedral da Sé de Olinda

A Catedral de São Salvador do Mundo ou Catedral Sé de Olinda é um templo católico localizado em Olinda - PE. Trata-se da maior igreja quinhentista do Brasil e a mais antiga de Olinda, fundada em 1540.

Ver rotas de ônibus para Catedral da Sé de Olinda

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo em Olinda - PE, construída em 1580, é tombada como patrimônio cultural e é a primeira igreja construída em homenagem à santa nas Américas.

Interior da igreja do Carmo em Olinda - PE.
Interior da igreja do Carmo em Olinda - PE.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda, popularmente conhecida como Igreja do Carmo de Olinda, é um templo católico da cidade de Olinda - PE. É o mais antigo templo da Ordem dos Carmelitas nas Américas.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda teve sua construção iniciada por volta de 1580, quando a Ordem dos Carmelitas se instalou em Olinda, na ermida de Santo Antônio e São Gonçalo. Quando a cidade foi destruída pelos holandeses, no ano de 1631, a igreja e o convento sofreram sérios danos. A partir de 1654, com a expulsão dos invasores, os frades voltaram ao convento em ruínas e deram início à reconstrução. Em 1704, começaram as obras internas e foi erguido o cruzeiro em sua frente. A torre do lado sul foi concluída em 1726.

Foi em 1897 que o frei Mariano do Monte Carmelo Gordon fez obras de restauração na capela-mor e mandou camarim com suas arcadas, pilastras e abóbada e nos anos de 1966 e 1968, foram realizados restauros já pelo Iphan (na época, SPHAN), que devolveram à igreja seu traçado primitivo, que segundo José Luiz Mota Menezes mostra a influência maneirista da escola de Vignola, mesclada a elementos barrocos.

Ver rotas de ônibus para Igreja do Carmo

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

A Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe em Olinda - PE foi a primeira igreja do Brasil sob a invocação da padroeira do México, construída entre 1626 e 1629. A igreja possui uma fachada simples, com uma única torre, sendo composta por três portas que dão acesso à nave principal e mais duas que dão acesso à sacristia.

Ver rotas de ônibus para Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

Convento de São Francisco

Parte posterior do Convento de São Francisco em Olinda - PE.
Parte posterior do Convento de São Francisco em Olinda - PE.

O Convento de São Francisco fica em Olinda - PE e é parte de um conjunto arquitetônico católico de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. É o convento franciscano mais antigo do Brasil e foi incluído no rol dos monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Ver rotas de ônibus para Convento de São Francisco