Casa de Cultura Mário Quintana, Fundação Iberê Camargo, Farol Santander, entre outros. Dicas sobre melhores centros culturais em Porto Alegre - RS.
Casa de Cultura Mário Quintana
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), originalmente Hotel Majestic, é um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre, um dos maiores e melhor aparelhados do Brasil. O Hotel Majestic teve seu auge nas décadas de 30, 40 e 50. Durante esse período teve como hóspedes grandes nomes da política, como os ex-presidentes Getúlio Vargas e Jango Goulart, e do mundo artístico, como Vicente Celestino, Virginia Lane e Francisco Alves. A Casa foi nomeada em homenagem a um dos maiores poetas brasileiros, Mário Quintana, nascido na cidade gaúcha de Alegrete mas que adotou Porto Alegre como sua cidade de coração. O escritor viveu no hotel entre 1968 e 1980, no apartamento 217.
A Fundação Iberê Camargo, sediada na cidade brasileira de Porto Alegre, é uma entidade cultural que tem como objetivos a preservação, o estudo e a divulgação da obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914-1994).
O Farol Santander Porto Alegre, antigamente chamado de Santander Cultural, é um centro cultural brasileiro mantido pelo Banco Santander em um prédio histórico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Localiza-se na Praça da Alfândega e seu prédio foi tombado pelo IPHAE.
O Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre - RS reúne um grande acervo que retrata a história do hospital mais antigo do Rio Grande do Sul.
O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi inaugurado em junho de 2014. O conjunto de casas geminadas anexas à Santa Casa, no lado da avenida Independência, foi adaptado para se transformar neste grande centro cultural.
O centro conta com um acervo de retratos de personalidades ligadas à história da instituição e figuras importantes na história do estado e do Brasil; um arquivo com cerca de 200 mil documentos históricos, como livros de óbitos, registros dos títulos expostos, prontuários médicos e testamentos; uma fototeca com cerca de 12 mil imagens; um museu com uma variedade de objetos médicos e farmacêuticos que ilustram a evolução das artes médicas no estado; uma biblioteca aberta à consulta do público, com obras científicas, didáticas e de literatura em geral, e o Arquivo Histórico de Medicina, com documentos datando desde 1843.
O local também abriga uma cafeteria, teatro, salas multiuso e salas de exposição.
O Cine Theatro Capitólio é um antigo cine-teatro da cidade de Porto Alegre, localizado no bairro Centro Histórico de Porto Alegre na esquina da rua Demétrio Ribeiro com a Avenida Borges de Medeiros. É patrimônio histórico tombado em nível estadual e municipal.
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) é um centro cultural da cidade de Porto Alegre, voltado especialmente para as áreas da cultura relacionadas ao livro e à literatura.
Está instalado no antigo prédio da Companhia Força e Luz, construído em 1928 pelo engenheiro Adolfo Stern, e abriga três salas de exposições, um auditório-teatro, uma biblioteca, o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, salas para oficinas e cursos e espaços destinados à conservação e manutenção de acervos documentais e literários.
Foi inaugurado em 17 de dezembro de 2002, é o resultado de um esforço conjunto entre a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), empresa pública do Estado; a Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo (ALEV) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).