Beco do Batman

O Beco do Batman está em um dos bairros mais famosos da capital paulista e é considerado um museu a céu aberto com grafites de grandes artistas brasileiros.

Vista dos famosos grafites do Beco do Batman em São Paulo - SP.
Vista dos famosos grafites do Beco do Batman em São Paulo - SP.

Você já conhece um dos pontos turísticos mais instagramáveis dos últimos tempos? E nem precisa de uma viagem muito longa para conhecer e tirar as fotos mais descoladas para seu feed. Estamos falando do Beco do Batman, localizado no coração de um dos bairros mais famosos da capital paulista, a Vila Madalena. Para quem ainda não conhece, o Beco do Batman abriga uma série de ruas e vielas que possuem um ponto em comum: seus muros são repletos de desenhos e grafites de grandes artistas brasileiros, que deixam o Beco colorido, cheio de vida e arte. Cada cantinho é perfeito para uma foto e é por isso que o Beco tem atraído cada vez mais turistas.

E o nome Beco do Batman não é à toa. A história conta que na década de 80, moradores se surpreenderam com a imagem de um Batman grafitado em uma das ruas da Vila Madalena. A imagem do super-herói chamou a atenção de artistas e estudantes, que passaram a colorir os muros da região com desenhos psicodélicos e coloridos. O desenho que deu origem ao nome do Beco não está mais lá e as artes nos muros do Beco do Batman passam por mudanças frequentes, com gravuras de grandes artistas como Eduardo Kobra, Alex Vallauri, Grupo Tupinãodá e até astros da banda Rolling Stones!

Além dos registros nos famosos muros grafitados, existem diversas opções de entretenimento para quem estiver de passagem pela região. Para quem curte arte urbana, dá para conhecer a Galeria Alma da Rua, que fica em uma das entradas do Beco, e a Galeria Choque Cultural, que traz diversas intervenções artísticas e exposições de artistas consagrados. Se for visitar o Beco durante o final de semana, vale a pena dar um pulo na Feirinha da Benedito Calixto e no Armazém da Cidade, que oferecem diversos tipos de produtos artesanais. E já que o Beco do Batman está localizado em uma das regiões mais boêmias de São Paulo, dá para curtir diversos barzinhos da Vila Madalena Entre as diversas opções na Rua Aspicuelta, conheça o Bar do Beco, que é todo decorado com murais de grandes artistas e oferece diversas opções de drinks e sanduíches. Não deixe de registrar tudo nas redes sociais, hein?!

Ver rotas de ônibus para Beco do Batman

Cachoeira de Emas

Cachoeira de Emas é um distrito de Pirassununga - SP considerado ponto turístico da cidade, com praia de água doce, passeios, restaurantes e outras atrações.

Imagem aérea de Pirassununga - SP e do distrito de Cachoeira de Emas.
Imagem aérea de Pirassununga - SP e do distrito de Cachoeira de Emas.

Um dos pontos de maior expressão turística de Pirassununga - SP é o distrito de Cachoeira de Emas, que fica a 9 quilômetros da cidade. Na região, o Rio Moji-Guaçu forma uma verdadeira praia de água doce, oferecendo lazer e diversão em meio a outras atrações como restaurantes, passeios de barco e famosa barragem da antiga hidrelétrica do município.

Além de se refrescar na água, os turistas podem apreciar a natureza e a paisagem do local em passeios de barco pelo Rio Moji-Guaçu, que costumam ser oferecidos por barqueiros aos finais de semana. Entre outras opções de lazer muito comuns por lá destacam-se o tradicional passeio de boias e a pescaria. E falando em pescaria, tá aí outra atração de Cachoeira de Emas: os pesqueiros - vários ranchos e casas oferecem espaços às margens do rio para o turismo de pesca.

Em meio a esse clima de praia, é claro que não podiam faltar quiosques e barracas com comida boa, né? Tudo pra você relaxar na beira do rio! Quando o assunto é comida, não podemos deixar de citar os restaurantes especializados em pratos de peixes, outros atrativos de Cachoeira de Emas. Pra finalizar, é legal saber que o distrito ainda conta com um centro comercial com lojinhas de artesanato pra você levar uma lembrancinha pra casa. Anote essas dicas e se divirta na sua próxima viagem para Pirassununga!

Ver rotas de ônibus para Cachoeira de Emas

Vale do Anhangabaú

Vale do Anhangabaú é uma região do centro da cidade de São Paulo, situada entre a Praça da Bandeira e a Avenida São João. É um espaço público comumente caracterizado como parque, onde tradicionalmente se organizam eventos, como manifestações públicas, comícios políticos, apresentações e espetáculos populares. É considerado o ponto que separa o Centro Velho do Centro Novo.

Atualmente, os 43 mil metros quadrados do Vale do Anhangabaú são utilizados como um local de passagem para pessoas que desejam transitar entre as regiões leste e oeste do Centro, podendo ser definido como um extenso calçadão sob um entroncamento rodoviário. O espaço também interliga-se a outras praças da área central, como a Praça Ramos de Azevedo, justaposta ao Vale, ao Largo São Bento, por meio das escadarias do Metrô e a Praça da Bandeira, que atualmente abriga um terminal de ônibus. O Vale do Anhangabaú é atendido pela Estação Anhangabaú da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo e pela Estação São Bento da Linha 1–Azul

Com jardins, obras de arte e três chafarizes, o Vale do Anhangabaú é hoje um cartão postal do Centro de São Paulo, de onde é possível vislumbrar edifícios, igualmente caracterizados como cartões-postais, como o Martinelli, o Banespa, o Teatro Municipal, o Shopping Light e o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. O espaço também exerce a função de palco para a Virada Cultural, um evento tradicional da capital paulista que promove shows e atividades culturais pela cidade.

Devido à sua ampla dimensão, o Vale é considerado um espaço adequado para reuniões públicas de grande porte e foi até mesmo palco do maior comício público brasileiro, as manifestações das Diretas Já, organizadas em 16 de abril de 1984, quando foi recebido cerca de 1,5 milhão de pessoas. Além de se encontrar em uma região que abriga todos os locais mencionados acima, o Vale do Anhangabaú está inserido também perto do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, que se denomina como a Escola de Dança de São Paulo, conhecida também como Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo (EDTMSP). Basicamente, trata-se de um campus de uma universidade que concentra aulas sobre dança pública na cidade.

Ver rotas de ônibus para Vale do Anhangabaú

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é o símbolo que retrata a vida na cidade de São Paulo - SP, palco das principais instituições econômicas e culturais da capital paulista.

Parte da Avenida Paulista vista de cima na capital paulista com destaque para o MASP.
Parte da Avenida Paulista vista de cima na capital paulista com destaque para o MASP.

A Avenida Paulista já foi tema de canções, foi comparada à Times Square de Nova York e é considerada uma das ruas mais famosas do país. Sim, quem visita São Paulo - SP sabe que a Avenida Paulista, localizada no bairro Bela Vista, é o ponto de partida para os principais pontos turísticos paulistanos. Além de ser palco para diversas instituições culturais da cidade, a Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros que movimentam a economia de São Paulo e é por isso que o seu ritmo é acelerado. Milhares de pessoas cruzam as ruas da Paulista diariamente, seja a trabalho ou diversão - opção é o que não falta.

A Avenida Paulista começou a ser construída no final do século 19 e foi inaugurada em 1891, como parte do desejo dos paulistas em expandirem as áreas residenciais da cidade. A curiosidade é que a Avenida Paulista foi a primeira rua asfaltada de Sampa, em 1909, com material que veio da Alemanha - uma novidade na época. A Avenida começou a deixar de ser apenas residencial na década de 50, momento em que o desenvolvimento econômico levou à abertura de empreendimentos importantes na cidade. Hoje, os mais de 3 quilômetros de avenida cortam ruas paulistanas famosas e oferecem uma infinidade de prédios, grafites, parques, restaurantes, cafés e tudo mais que você imaginar.

Aliás, a Avenida Paulista é famosa por ser palco de grandes eventos da cidade de São Paulo, como as festividades de Réveillon, o Carnaval, a Parada do Orgulho LGBT e a Corrida São Silvestre. E aos domingos, as ruas da Avenida Paulista são fechadas a partir do programa "Ruas Abertas" - os carros são impedidos de passar e a Avenida Paulista se torna um centro aberto de diversão com ciclistas, espaço para piqueniques e momentos de lazer para os pedestres andarem livremente.

E por onde começar a conhecer todas as atrações da Avenida Paulista? Temos algumas sugestões: você pode conhecer as obras do Museu de Arte de São Paulo (MASP), relaxar no Parque Trianon, curtir a vista no Mirante do SESC, tomar um bom café e apreciar os jardins da Casa das Rosas, conhecer a cultura japonesa no Japan House, se encantar com as exposições do Itaú Cultural, assistir um bom filme no Cine Belas-Artes, passar horas percorrendo as estantes da Livraria Cultura, passear de bike pela ciclovia e gastar no Shopping Cidade São Paulo. Ufa, é tanta opção que fica até difícil! Mas não se esqueça: faça tudo isso à base de muito café e um pão na chapa, aí você vai se tornar um paulistano raiz!

Ver rotas de ônibus para Avenida Paulista

Destinos mais procurados