Polo econômico e cultural do Vale do Paraíba, Taubaté – SP é a terra das indústrias, mas também de Monteiro Lobato e do Jeca Tatu, figura folclórica do país.
A cidade de Taubaté, localizada no interior de São Paulo, conta com mais de 300 mil habitantes e é considerada a 24ª mais populosa do Estado. O município, que pertence à região do Vale do Paraíba e é formado pela sede e pelo distrito de Quiririm, foi fundado no ano de 1645 e no passado, mais especificamente durante o período do “Ciclo do Ouro”, já foi núcleo irradiador de bandeirismo.
A cidade de Taubaté, pioneira da região em que está localizada, concentra algumas atrações turísticas como o Museu Mazzaropi, o Santuário Santa Terezinha e o Horto Municipal Renato Correia Penna. Taubaté é também um relevante centro cultural regional e dispõe de teatros e uma dezena de museus interessantes para visitar. O município também é famoso por oferecer para os seus visitantes conforto e economia, quando o assunto é buscar por hotéis e pousadas. É possível encontrar hospedagens com café da manhã por ótimos preços.
A economia de Taubaté é fortemente influenciada pelo setor da indústria, prova disso é que ela foi uma das primeiras cidades do Brasil a participar da Revolução Industrial. Dentre as mais de 127 indústrias de médio e grande porte instaladas no município estão a Volkswagen, a Ford, a LG Eletronics e a Usiminas. Taubaté é ainda sede para a Universidade de Taubaté (UNITAU), que atrai milhares de estudantes todos os anos.
Uma curiosidade sobre a cidade é que ela foi o local de nascimento do artista e cineasta Amácio Mazzaropi, que ficou conhecido em todo o Brasil pela produção dos seus filmes icônicos e teve como uma de suas obras mais famosas o filme Jeca Tatu. A cidade também foi berço de Monteiro Lobato, escritor famoso por criar as histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo - local que pode ser visitado na cidade de Taubaté e que serviu de inspiração para os personagens icônicos do escritor. Foi por isso que a cidade ganhou o título de Capital Nacional da Literatura Infantil.
Se você está planejando comprar uma passagem para viajar para a cidade, não pode deixar de inserir o Museu Monteiro Lobato, Museu Amácio Mazzaropi, a Catedral São Francisco de Chagas, a Casa do Figureiro, o Mirante do Cristo Redentor e o Teatro Metrópole no seu roteiro. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Fornarina Pizza, o Boteco Cobogó, a Cantina Gadioli e a Pizza Nostra! Vale a visita!
Leia mais