A cidade de Buritis, fundada em 1962, está localizada no interior de Minas Gerais, na divisa com Goiás. Situado a 213 quilômetros de distância de Brasília, Buritis é um dos três municípios, junto com Unaí e Cabeceira Grande, que faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
Carinhosamente conhecida como "A Rainha do Vale do Urucuia", a cidade de Buritis já foi habitada por tribos indígenas de várias etnias, como tupi, guarani e caiapó, entre outros. O município também foi morada de muitos escravos, que após a Lei Áurea, foram libertados e começaram a avançar pela região afora.
Uma curiosidade sobre Buritis é que a cidade leva esse nome porque o povoado vizinho, Veredinha, possuía grande quantidade de pés de cocos Buriti em áreas alagadas brejosas, conhecidas como "veredas" e que ganhou popularidade no livro Grande Sertão: Vereda, de João Guimarães Rosa.
A economia local é baseada na agricultura, pecuária de corte e de leite, comércios locais e pequenas indústrias. Buritis também carrega o título de quarto maior produtor de grãos do estado de Minas Gerais.
Se estiver planejando uma viagem de ônibus para a cidade de Buritis, prepare-se para organizar o roteiro e ter que fazer difíceis escolhas, já que o que não falta são atrativos naturais no município. Rodeada por serras, Buritis é endereço de lindíssimas quedas d'águas, somando 42 cachoeiras catalogadas. Quando falamos da região do Vale do Urucuia o número chega a triplicar, contendo inclusive nascentes que integram a Bacia do Rio São Francisco. Planeje um passeio pelas Cachoeiras da Barriguda, dos Mangues e do Confins.
Além das belezas naturais, em Buritis você ainda encontra a produção de uma das cachaças mais famosas no país, a Cachaça Urucuiana, produzida na Fazenda HB. Outro atrativo, tipicamente mineiro, são os deliciosos queijos produzidos no Laticínio Vale dos Buritis. Uma delícia só! Bora de ônibus para Buritis?
Leia mais