A cidade de Matão, localizada no interior do estado de São Paulo, conta com aproximadamente 83 mil moradores, em uma área de mais de 524 km². Matão é formado por sua sede, pelo distrito de São Lourenço do Turvo e pelo povoado de Silvânia.
Em 1890, quando os primeiros fazendeiros de café se instalaram na região, o núcleo populacional onde hoje é Matão começou a se formar. Matão era até então distrito de Araraquara tendo apenas em 1895 se emancipado. O evento que marcou a fundação da cidade foi a primeira missa celebrada na primeira capela de Matão, que ocorreu em 27 de agosto de 1985.
A "Cidade Canção", apelido carinhoso dado à Matão, viu aumentar a cada ano mais a chegada de colonos, que pousavam na cidade para cultivar diferentes culturas em suas terras. Casas de comércio e pequenas indústrias também impulsionaram o desenvolvimento da cidade e região em seus primeiros anos de fundação.
Na história mais recente, Matão tornou-se sinônimo de tranquilidade e qualidade de vida. Em 2020, a cidade de Matão foi eleita a cidade menos violenta do estado de São Paulo, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz. A pesquisa foi feita em 139 municípios, que têm mais de 50 mil habitantes, e levou em consideração a redução dos índices de criminalidade.
Se você está em busca de um lugar para visitar em Matão, um destaque da cidade é o Memorial Cairbar Schutel. O espaço é um tributo ao intelectual Cairbar Schutel, grande estudioso da doutrina espírita, e exibe documentos, livros escritos por ele, peças, entre outros objetos que contam de maneira única sua trajetória.
Leia mais