A cidade de Belo Horizonte, também conhecida como a capital nacional dos botecos e recentemente nomeada como Cidade Criativa da Unesco pela gastronomia, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro durante a República no Brasil. A cidade, que conta com mais de 2 milhões de habitantes, exerce uma grande influência nacional, do ponto de vista cultural, econômico, político e gastronômico - se tem uma coisa que ninguém duvida é que BH é o verdadeiro paraíso das comidas deliciosas!
A cidade, que recebeu esse nome por oferecer belas vistas das montanhas que a cercam, ainda era habitada por índios no século 17 e só entrou para os documentos oficiais como cidade no ano de 1711. Ela é a 1ª cidade projetada do país e os projetistas acreditavam que ela não cresceria muito. Erraram feio: Belo Horizonte é a 6ª maior cidade do Brasil hoje.
Belo Horizonte também é responsável pela criação de inúmeras iguarias da culinária brasileira como, por exemplo, a coxinha de frango com catupiry, criada pela aposentada Thereza Martins no ano de 1972. Mas nem só de comida vive a cidade! A capital mineira também é a terceira cidade mais arborizada do país e possui o maior aquário de água doce do Brasil: são 22 tanques com um milhão de litros de água para 1200 peixes de cinquenta espécies diferentes.
BH também oferece muita arte com lindos museus no Circuito da Praça da Liberdade; arquitetura premiada com o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha e belezas naturais, como o Parque das Mangabeiras e a Serra do Curral. Mas olha, não vá embora antes de visitar algum boteco famoso, como o Bar do Zezé, Bar do Careca ou o Bolão, senão é “desfeita”, como dizem os mineiros. Se você tem um fraco por boa gastronomia, badalação e vida boa, Belo Horizonte é a cidade certa para sua visita!