Situada no estado do Espírito Santo, a cidade de Serra foi fundada no ano de 1546 por Maracajá-Guaçu, líder dos índios temiminós que era muito prestigiado pelos seus e pelos colonos, e pelo padre jesuíta, Brás Lourenço que chegou ao Brasil com o Padre Ancheita. A cidade só passou a ter o nome de Serra em 1833 ao ser desmembrada de Vitória, seu nome antes do desmembramento era Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, hoje além de ser a cidade mais populosa do Espírito Santo, também abriga 11 polos empresariais de extrema importância para a economia local.
Uma curiosidade bem bacana sobre a cidade é que acredita-se lá tenha se originado o Congo, estilo musical típico do Espírito Santo, feito para homenagear santos (segundo sabe-se alguns desses eram Nossa Senhora da Penha e São Benedito), a expressão artística utiliza alguns instrumentos como: cuíca, triângulo, tambor de congo, apito, bumbo e entre outros instrumentos. É possível visitar a Casa do Congo Mestre Antônio Rosa lá em Serra, um dos pontos turísticos mais famosos, reúne a tradição folclórica com a paixão capixaba de levá-la ao mundo.
Se pretende passar uns dias em Serra, já se prepare para conhecer toda beleza Serrana e a cultura local, separamos alguns dos lugares que não pode deixar de conhecer: a Igreja dos Reis Magos (uma das atrações mais famosas da cidade), Museu Histórico da Serra, Praia dos Manguinhos, a Casa de Pedra, , Sítio Histórico de Carapina e o belo Parque da Cidade.
Serra além de linda também possui muitas opções de culinárias, você pode provar tanto uma comida típica Serrana, quanto uma comida Italiana, os restaurantes da região possuem uma diversidade boa em seus cardápios. E que tal fazer as malas para embarcar no próximo ônibus para a Serra?