A cidade de Leme, localizada no interior do estado de São Paulo, conta com mais de 100 mil habitantes e pertence à Mesorregião de Piracicaba e à Microrregião de Limeira. O município, que é famoso pela realização anual da Festa do Peão de Leme e que reúne vários artistas famosos da música sertaneja e milhares de turistas, foi fundado no ano de 1895 e tem a sua economia fortemente influenciada pelos setores de agricultura e da indústria, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, do milho, da soja e da laranja.
Repleta de belos rios, praças bem arborizadas e uma arquitetura moderna, Leme é considerada pelos paulistas como uma boa cidade para se viver. Embora não seja um destino turístico muito popular, Leme dispõe de inúmeras opções confortáveis e econômicas de hospedagem, além de também oferecer algumas opções de lazer como, por exemplo, o Santuário São Manoel, o Parque Municipal Dr. Eni Jorge Draib, famoso por contar com um jogo de xadrez gigante, e o Museu Histórico do município.
Leme é ainda um importante polo educacional da região. Ao todo são 36 instituições de ensino fundamental, 42 pré-escolares, 15 escolas de nível médio e mais algumas instituições de ensino superior. Dentre as mais populares estão a Universidade Anhanguera e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Se você está planejando adquirir uma passagem de ônibus para conhecer Leme, não pode deixar de incluir no roteiro o Cine Avenida, o Bona Bambini Fazendinha e o Teatro Municipal. Quem viaja pra Leme, também não pode ir embora sem experimentar as delícias dos restaurantes locais. Dentre os mais famosos da cidade estão o Di Mônaco, o Tribunal Cachaça e a Choperia Zero Grau. E aí, partiu fazer as malas?
Leia mais