A cidade de Araguaína, localizada a 384 km da capital Palmas, foi fundada em 1958. Com aproximadamente 180 mil habitantes, o município está situado entre os rios Andorinhas e Lontra, que são afluentes do Rio Araguaia. Inicialmente, essa região foi ocupada pela tribo Carajás, que, inclusive, continua às margens do Araguaia, protegida por reservas indígenas.
O desenvolvimento econômico e social de Araguaína começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília. A proximidade geográfica aos limites dos estados do Pará e Maranhão, chamado de MATOPIBA, colocou Araguaína como um importante centro comercial, com a expansão da fronteira agrícola.
A cidade também é conhecida como a "A Capital do Boi Gordo", já que uma das principais rendas de Araguaína é a criação de gado. Existem cerca de 6 frigoríficos exportadores, além de 2 unidades produtoras e de abate no município. Todos os anos a cidade também recebe a Expoara, a maior exposição de agropecuária do estado do Tocantins. Só para se ter uma ideia, os organizadores receberam mais de 200 mil visitantes na edição de 2018.
Se você está de viagem marcada para Araguaína não deixe de conhecer o Eco Parque Cimba Benedito Vicente. O lugar é ideal para práticas esportivas, como ciclismo, caminhada, entre outras. A Cachoeira Véu da Noiva também é um atrativo turístico da cidade, com seus 26 metros de queda d'água.
Um lugar imperdível de Araguaína que você precisa conhecer é a Praia do Garimpinho. Por isso, se puder, se programe para ir até o local nos período de estiagem, quando se formam dezenas de ilhas naturais nas águas do Rio Araguaia. Esse atrativo ecológico propicia bons momentos entre família e amigos, em meio à fauna e flora única do local.
Leia mais